Esporte na 3ª idade: turma da ginástica da Curva da Jurema dá show de disposição

(Foto: André Sobral)

Eles acordam cedo, ignoram a temperatura mais baixa e correm para a Curva da Jurema para fazer exercícios, manter a forma e renovar as energias. São os alunos da turma do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), que, de segunda a sexta-feira, tomam conta da praia.

Com um cenário como esse, a disposição para malhar aumenta. (Foto: Lívia Albernaz)
Com um cenário como esse, a disposição para malhar aumenta. (Foto: Lívia Albernaz)

No local, adultos e idosos fazem aulas de hidroginástica, às segundas, quartas e sextas, e ginástica, às terças e quintas, perto da guarderia. E melhor, se exercitam de graça.

Aos 85 anos, Aleide esbanja vitalidade e bom humor nas aulas. (Foto: André Sobral)
Aos 85 anos, Aleide esbanja vitalidade e bom humor nas aulas. (Foto: André Sobral)

O projeto é um sucesso. Prova disso é o número de praticantes: no inverno, a média é de 80 alunos por aula e, no verão, chega a 150. Um professor, um estagiário e três guarda-vidas estão à disposição da turma, que tem alunos com idade entre 20 e 85 anos, como Aleide Thebaldi, que esbanja vitalidade e bom humor.

“Eu faço natação, hidroginástica, caminhada e ginástica. Tenho 85 anos e não paro. Acesso a internet, trabalho como costureira na igreja e moro sozinha. Essa disposição toda devo à prática de exercícios todos os dias”.
Laís Lugão, de 82 anos, é outra que mantém o foco nos exercícios. “Estou aqui há 10 anos e resumo que o SOE é saúde, disposição, bem-estar e alegria”.

O professor Blando está há 8 anos à frente do SOE e conta que dar aula para a turma não é trabalho, e sim prazer.
“Vejo as pessoas recuperando a autoestima e a saúde. Muitos chegam aqui com diversas dores no corpo e, com muito trabalho, dedicação e orientação, eles alcançam consideráveis melhoras. Eu começo muito bem meu dia aqui”, disse.

Quem quiser fazer parte da turma basta comparecer ao local de segunda a sexta, às 7 horas, e procurar um dos professores. Uma avaliação física é feita no local.

(Foto: André Sobral)
(Foto: André Sobral)

Viu algo interessante no mundo do esporte? É só enviar sua sugestão para:[email protected]

Curta o Louca por Esportes no Facebook

2 Respostas para “Esporte na 3ª idade: turma da ginástica da Curva da Jurema dá show de disposição

  1. É um conforto, assistir o progresso da medicina e ver o resultado com o aumento da longevidade. Hoje temos inúmeros jovens com mais de 60 anos e muitos próximos de virarem um século de vida…..e mais com muita vitalidade, praticando esporte, com muita vivacidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *