Conheça a história do Caratoíra Escolinha de Futebol (CEF)

Fotos: Diego Alves

Trabalhar com o esporte  é uma gratificação pessoal pois nessa área tenho a oportunidade em conhecer pessoas maravilhosas, exemplos de determinação – seja atleta do alto rendimento, uma promessa do esporte ou gente batalhadora, como o professor Matheus Nascimento, que arregaça as mangas e realiza um trabalho árduo e belo para poder apresentar para as crianças mais carentes, um futuro promissor através do esporte: formando bons cidadãos e quem sabe descobrindo talentos.

Na última semana, o projeto Caratoíra Escolinha de Futebol (CEF), realizou um desafio nacional de futsal no Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves (Tancredão). Vitória x Ouro Preto. Em quadra, crianças e jovens de diferentes histórias de vida, mas com algo em comum: o amor pelo futebol. Fora de quadra, comandando sua equipe, um grande professor e técnico: Matheus Nascimento, fundador do CEF, projeto que nasceu no dia 1º de setembro de 2010 e que realiza trabalho voluntário com crianças e adolescentes da comunidade com treinamentos de futsal na pracinha do bairro.

O intuito é ocupar o tempo ocioso de crianças e jovens , principalmente, dos bairros Caratoíra, Alagoano, Santa Tereza e Santo Antônio e levar aprendizado através do esporte. Hoje, a escolinha conta com 60 alunos matriculados e já coleciona títulos: em 2012, a equipe foi campeã do campeonato estadual de futsal.

Matheus Nascimento é o fundador do projeto
Matheus Nascimento é o fundador do projeto

Agora, Matheus quer levar seus alunos para voos mais altos. “A ideia é fazer intercâmbios e, em breve, devolver essa visita para Ouro Preto e levar as demais categorias, pois tenho da infantil até a sub 23.  Estou muito feliz com esses novos projetos pois ver ver um time da pracinha jogar com uma equipe de fora é algo grande para esses meninos que representam o município com orgulho. Tenho atletas que vão fazer testes em times como Atlético Mineiro e Cruzeiro e, futuramente, tenho certeza que vão colher bons resultados”.

_DSC1859
Carlinhos: tímido fora das quadras e um craque com a bola nos pés
_DSC1863
Charley: o baixinho goleador do CEF

Futuro
E no time de Caratoíra conheci jovens promessas como Carlos Alberto, o Carlinhos, de 13 anos. Vindo da Bahia, mora com os pais, tio e um irmão. Ele, que está no 6º ano, conta da sua paixão pelo futebol. “Eu adoro futsal, mas prefiro o campo. Quero ser um grande jogador de futebol como o Cristiano Ronaldo, que é meu ídolo”, contou Carlinhos, que joga no time de futsal do Caratoíra como ala.

_DSC1869
Os irmãos Ryan, Thales e Charley treinam juntos na equipe de Caratoíra

Outro fera é o baixinho Charley, o Charlinho. Exibindo toda a marra e simpatia de um jogador, ele foi categórico: “Jogo em qualquer posição. Gosto tanto do futsal quanto do futebol de campo. Quero ser um grande jogador”, disse ele, que treina com os irmãos Ryan e Thales.

Apoio
O próximo desafio da turma é em Marechal Floriano nos dias 29 e 30 de agosto e qualquer ajuda é válida – seja para passagem , uniforme e alimentação. Quem quiser apoiar é só entrar em contato aqui no Louca por Esportes ou diretamente com o Matheus no e-mail: [email protected] ou no telefone 9.9244.3737.

_DSC1880
Foram dois jogos entre as equipes Caratoíra Escolinha de Futebol (CEF) e Área de Lazer de Ouro Preto. Pela categoria sub 12, o CEF venceu por 3 a 2 e, na sub 16, os mineiros devolveram o placar
_DSC1895
Disciplina e concentração
_DSC1872
Talento de sobra em quadra

 

Viu algo interessante no mundo do esporte? É só enviar sua sugestão para:[email protected]

Curta o Louca por Esportes no Facebook

 

7 Respostas para “Conheça a história do Caratoíra Escolinha de Futebol (CEF)

  1. Matheus eu quero te dar todo aponho q VC precisa mas um dia VC vai consegui digo isso pq eu vejo sua lutar toda terça e quinta o apoio q eu quero dar n e com dinheiro pq eu n tenho situação financeira boa mas pra tudo ramo ai

  2. Ola Matheus aqui em balneario de Nova Almeida estamis implantando o projeto Arte de Viver cuja a ideia e ensinar a galerinha a desenhar pintar grafitar e todo tipo de musica
    Preciso do seu contato p parceria e ideias
    Vai ser muito importante nosso contato 999360370 zap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *