Medalhistas do Parapan desembarcam em Vitória

Daniel, Martins (guia da Renata) e Renata, na chega ao aeroporto. (Foto: Wilbert Suave)
Chegada dos atletas medalhistas das Paralimpíadas de Toronto

O Parapan de Torontou terminou no último fim de semana com o Brasil no topo do quadro de medalhas pela terceira vez consecutiva. E das 257 medalhas conquistadas, muitas delas vieram de capixabas como Daniel Mendes (bronze) e Renata Bazone (prata), do atletismo; Neusimar dos Santos (ouro), no goalball; Ivanilde Silva, Jéssica Silva e Geisiane Maia (bronze no basquete). No fim da tarde de ontem os paratletas desembarcaram em Vitória exibindo suas medalhas, com a promessa de mais conquistas no futuro e foco nas Paralimpíadas de 2016.

Daniel Mendes exibe e morde a medalha de bronze que conquistou no Parapan de Toronto (Foto: Wilbert Suave)
Daniel Mendes exibe e morde a medalha de bronze que conquistou no Parapan de Toronto
(Foto: Wilbert Suave)

Heróis Paralímpicos

A festa começou no aeroporto e contou com a presença de familiares que recepcionaram os medalhistas do atletismo –  Daniel Mendes que conquistou o bronze na prova dos 200m T11 e Renata Bazone (com seu guia, Fernando Martins Júnior), medalhista de prata na prova dos 1.500m categoria T11 (para cegos).

Familiares e amigos fizeram festa na recepção dos paratletas.  (Foto: Wilbert Suave)
Familiares e amigos fizeram festa na recepção dos paratletas. (Foto: Wilbert Suave)

 

Daniel Mendes exibiu, orgulhoso, sua medalha de bronze. Ele, que é recordista mundial da classe T11 (cegos), declarou amor por Vitória. “Estou muito feliz por estar aqui e em casa. Comecei em um projeto da Prefeitura de Vitória. Graças ao professor Luiz Claudio Locatelli, meu amigo que me abraçou e muito me ensinou, trouxemos outros amigos para o projeto. Hoje estamos colhendo grandes paratletas aqui, e nós vamos continuar nosso trabalho. Hoje moro em São Paulo, mas jamais deixarei de ser capixaba, morador de Vitória”.

Chegada dos atletas medalhistas das Paralimpíadas de Toronto
Daniel abraça a esposa emocionado. (Foto: Wilbert Suave)

O treinador Luiz Claudio Locatelli falou do sucesso do Brasil no Parapan e da proximidade dos Jogos Paralímpicos do Rio, em 2016. “Nós estamos na reta final para as Paralimpíadas de 2016, e o Parapan mostrou a que veio. Tenho certeza que muitos atletas do Espírito Santo estarão presentes nas Paralimpíadas. Vamos focar no alto rendimento pois podemos muito mais”.

Chegada dos atletas medalhistas das Paralimpíadas de Toronto
Detalhes da medalha de prata da Renata Bazone. (Foto: Wilbert Suave)

Renata estava empolgada com a sua conquista. “Eu fiquei muito feliz por saber que posso contar com a ajuda de vocês. Eu moro aqui há 40 anos e visto a camisa”.

Geisiane de Souza Maia, 33 anos, Ivanilde Cândida da Silva, 25, e Jéssica Silva Santana, 22:  medalhistas de bronze do basquete. (Foto: Divulgação)
Jéssica, Ivanilde e Geisiane: medalhistas de bronze do basquete. (Foto: Divulgação)

Jogos da Pessoa com Deficiência
Para incentivar cada vez mais o paradesporto capixaba, no embalo do sucesso do Parapan de Toronto, neste final de semana, será realizada a segunda edição dos Jogos Municipais da Pessoa com Deficiência de Vitória. Serão disputadas as modalidades atletismo, judô, natação e travessia marítima.

_JOGOS_
Etapas
A competição será dividida em duas etapas:
1ª etapa: sábado (22), no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)/campus Vitória, nas modalidades atletismo, natação e judô;
2ª etapa: domingo (23), na Curva da Jurema, na altura do projeto Praia Acessível, na modalidade travessia marítima.

Daniel, Martins (guia da Renata) e Renata, na chega ao aeroporto. (Foto: Wilbert Suave)
Daniel, Martins (guia da Renata) e Renata, na chegada ao aeroporto. (Foto: Wilbert Suave)

Viu algo interessante no mundo do esporte? É só enviar sua sugestão para:[email protected]

Curta o Louca por Esportes no Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *