Ludmila Gomes: jovem promessa do atletismo é a primeira do ranking brasileiro

Ludmila Gomes promessa do atletismo capixaba

Veja esse vídeo:

O nome dela é Ludmila Gomes. E pode anotar: nos próximos anos ela poderá representar a seleção brasileira e conquistar muitos títulos para o Brasil e o Espírito Santo nas principais competições de atletismo do mundo.

Há pouco mais de um ano, para perder peso, Ludmila Gomes, de 15 anos, entrou no núcleo de atletismo da Prefeitura de Vitória no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Jucutuquara. Após encontrar a boa forma, descobriu algo a mais: o amor pelo atletismo e um grande talento para o esporte.

Em pouco tempo, conquistou vitórias e, hoje, desponta como uma das maiores promessas da modalidade no Estado: Ludmila é a primeira do ranking nacional de sua categoria no salto em altura.

Ela foi descoberta por Fernando Martins Júnior, que é o guia da paratleta Renata Bazone, que recentemente conquistou a medalha de prata no Parapan de Toronto, no Canadá. “Eu era gordinha e comecei no esporte para emagrecer. Eliminei 20kg e encontrei no atletismo minha paixão. No Estado, sou a primeira no salto em altura e consegui conquistar o primeiro lugar no ranking brasileiro. Quero melhorar cada vez mais e sonho em competir em vários lugares do mundo”, contou Ludmila, que mora em Tabuazeiro em Vitória e é a única esportista da família.

 

_DSC4698

Rotina
A rotina é dura, com treinos diários, já de olho na próxima competição: Campeonato Brasileiro, em São Paulo, em outubro. Ludmila faz todas as modalidades do atletismo, mas tem a sua preferida: o salto em altura, no qual seu recorde é 1,63m.

web6

Futuro na seleção brasileira
O sonho de Ludmila Gomes de representar o Brasil lá fora é algo que pode se concretizar nos próximos anos, segundo o treinador Fernando. “Ludmila começou no atletismo e, mesmo quando ela estava acima do peso, identifiquei potencial nela e vi algo diferente: muito técnica e com boa coordenação. Além do talento, é muito estudiosa, dedicada e disciplinada. Hoje faço um trabalho não só de formação da atleta, mas também para a vida. Para atleta de alto rendimento, dos 18 anos para frente, ela poderá brilhar ainda mais, podendo ser da seleção brasileira”, disse. _DSC4736

Projeto de atletismo no Ifes
Muitos atletas e paratletas nasceram no projeto, como Renata Bazone, Daniel Mendes e Fernando Martins. O projeto funciona de segunda a sexta, nos períodos matutino e vespertino. O professor Ernesto Mendonça conta que ali é um celeiro de talentos.

“O projeto vem crescendo pois muitos novos alunos se espelham em resultados de nossos outros alunos. Isso agrega valor ao projeto. No turno matutino, funcionam os projetos de paratletismo da Prefeitura e o projeto com os atletas sem deficiência. Eles trocam ideias e contribuições. Os paratletas passam suas experiências e o caminho da vitória para aqueles que querem brilhar. É muito gratificante ver os atletas que nasceram aqui conquistando medalhas lá fora. A nossa missão é dar oportunidade aos paratletas e transformar a vida deles”, disse Ernesto, que treina Renata Bazone.

Fotos: Carlos Antolini

Viu algo interessante no mundo do esporte? É só enviar sua sugestão para:[email protected]

Curta o Louca por Esportes no Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *