Agenda Esportiva: Espírito Santo sedia Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal

Time feminino SEB COC

De 09 até 15 de outubro, Guarapari vai receber mais de 300 atletas para o Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal. Realizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e pela Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade), a competição vale vaga para o Mundial, que acontecerá em Poreč, na Croácia, em abril de 2016.

São 24 equipes nos naipes masculino e feminino buscando a vaga . São quatro equipes capixabas. Por ser o estado-sede, os capixabas estão com vantagem, com duas chances a mais de garantir o título. Representam pelo feminino as escolas Centro Educacional Mundo Moderno, de Cariacica, e SEB COC, de Vila Velha, e pelo masculino também o Mundo Moderno e o Colégio Estadual de Vitória.

As equipes possuem experiência em campeonatos nacionais e estão confiantes em obter um bom resultado. O time feminino do Mundo Moderno, por exemplo, ficou em quarto lugar no Brasileiro de 2013 e foi campeão dos Jogos Escolares da Juventude de 2014. Além de conquistar o ouro, a equipe subiu o futsal do Estado para a primeira divisão no evento. Em 2010, o time também subiu ao pódio, com a participação de muitas atletas da equipe atual.

O técnico Jeanio Pelissari destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido. “Temos treinado bastante, tentando sempre nos aperfeiçoarmos. Estamos confiantes em conquistarmos a nossa vaga para o Mundial”, ressaltou Pelissari.

O SEB COC também tem despontado como uma nova revelação no esporte. Em novembro de 2015, a equipe representará o Estado nos Jogos Escolares da Juventude, em Londrina (PR).

Sobre a expectativa para o evento, o presidente da Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade), Lidimar Marquez, conta que o Espírito Santo já é referência em sediar brasileiros. “É a terceira vez que sediamos um Campeonato Brasileiro. Em 2013, realizamos o Brasileiro de Handebol, que foi considerado pela CBDE o melhor campeonato já realizado no país, tanto do ponto de vista da estrutura, como do nível técnico. Temos trabalhado para fazer novamente um ótimo evento”, destacou Lidimar.

A participação de 14 estados também é destacada pelo presidente. “Mesmo com a falta de incentivo, devido ao período de crise, tivemos um número muito significativo de estados participantes. Amazonas, Goiás e Tocantins estão entre os inscritos, o que mostra que o esporte escolar tem ganhado força ao longo dos anos”, destacou Lidimar.

Estados participantes
Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins são os estados participantes da competição, sendo 16 equipes masculinas e nove femininas.

Jogos
Os jogos acontecem nos ginásios do SESC e Municipal de Guarapari, no período da manhã e tarde. As primeiras disputas iniciam na tarde desta sexta-feira (09) a partir das 13h. A abertura do evento será realizada no sábado (10), às 11h, e a final acontecerá na quarta-feira (14) a partir das 8h. Mais de 60 jogos serão realizados nos seis dias de competição. São esperados em torno de 350 participantes, entre atletas, técnicos e dirigentes.

Sobre a competição
Os campeonatos brasileiros escolares acontecem a cada dois anos e são o passaporte das equipes para a disputa do Mundial, que acontecem no ano seguinte. Os participantes são os campeões das etapas estaduais dos seus estados.

Os eventos são promovidos pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) em parceria com as federações dos estados sediantes. É a terceira vez que o Espírito Santo recebe um Brasileiro.

Os campeonatos brasileiros escolares são competições intercolegiais que tem por objetivo incentivar, no meio estudantil, a prática desportiva e enaltecer os benefícios educacionais e comportamentais inerentes à atividade como: espírito de equipe, cooperação, amizade e disciplina.

Time feminino SEB COC
Time feminino SEB COC
Time feminino do Centro Educacional Mundo Moderno
Time feminino do Centro Educacional Mundo Moderno
Time masculino do Mundo Moderno
Time masculino do Mundo Moderno
Time do Colégio Estadual de Vitória em 2012
Time do Colégio Estadual de Vitória em 2012

Serviço
Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar
Período: 9 a 15 de outubro de 2015
Locais: SESC e Ginásio Municipal “Carlos Fernando Maria de Oliveira” (Polivalente) – Guarapari (ES).
Horário: 8h às 20h.

Viu algo interessante no mundo do esporte? É só enviar sua sugestão para:[email protected]

Curta o Louca por Esportes no Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *