Vitória Kids Beach Soccer Cup: competição promove o esporte e reúne talentos da modalidade

Uma competição que reúne ferinhas do beach soccer e futuros atletas de alto rendimento da modalidade: é o Vitória Kids Beach Soccer Cup. O torneio teve início no último sábado (7), na praia de Camburi – na altura do quiosque 6 -, e segue até o dia 12 de dezembro. A segunda rodada será neste sábado (14), às 16 horas.

O Vitória Kids Beach Soccer Cup é uma realização e ideia das próprias escolas de futebol de areia envolvidas; Cerezo Soccer, Escola de Craques – Núcleo Rio Novo do Sul , Geração Sports Beach Soccer e Meninos da Ilha; que  estão unidos com um único propósito: promover o beach soccer entre a garotada. Participam equipes  das categorias sub 15, sub 13, sub 11 e sub 9 .

DSC_0728

Mayco Cadorini, gestor do Geração Sports Beach Soccer, acredita na efetividade desta junção de ideais. “Se formos avaliar, todos tem a mesma demanda. Há uma expectativa muito grande por parte de pais, familiares e as próprias instituições, que esperam a competição. É saudável e estimula a interação através do esporte. Mas, quando não há esta oferta, a lacuna fica muito grande e acabamos até perdendo alunos. Isso não é bom pra ninguém, muito menos para quem gere as escolas”, avalia.

O treinador Alex Fabiano, da escola Meninos da Ilha, pensa da mesma forma: “Quando nos convidaram para participar do projeto aceitamos na hora. Nossos alunos querem isto mesmo e nós precisamos agarrar esta oportunidade. Este se tornará o embrião para outras ações maiores com a modalidade aqui no Espírito Santo”, diz.

DSC_0191

Meninas e meninos jogando juntos
O Vitória Kids Beach Soccer Cup promoverá ainda uma experiência social muito legal. A ação terá como laboratório a categoria sub 9, onde meninos e meninas atuam em conjunto. Este modelo vem responder alguns anseios atuais, principalmente no que diz respeito ao trato da mulher.

Um dos organizadores da competição, Carlos Henrique Simões,  explica que a ação é consenso entre as equipes participantes do projeto e acredita que este modelo pode ser adotado em outras modalidades  no Brasil, principalmente no Espírito Santo. “O tema é atual e precisamos iniciar este processo desde cedo. Não é uma questão de gênero, mas uma questão de respeito com o próximo. A maioria de nós cresceu com a seguinte frase: ‘Futebol é coisa pra homem’, mas nem sabemos porque repetimos isso. Na época da ditadura houve um decreto no Brasil que proibia as mulheres de praticarem o futebol. E a justificativa é que a modalidade ´não estava adequada à condição feminina’. É preciso desconstruir isto com urgência. E apesar deste modelo já ser adotado em outros países, no Brasil é totalmente incomum por conta do contexto. Temos todos muita responsabilidade neste processo”.

A professora de educação física, Ane Oliveira, ex-jogadora de futebol, acredita que o projeto já nasce vitorioso por ter a coragem de abordar abertamente diversos temas. “Este é um processo que deveria ser natural, mas no Brasil não é. Meninos e meninas até certa idade não se diferenciam na maturação. Tenho defendido com o pessoal de lutas que até certa idade as competições deveriam ser mistas. Não há nenhuma perda com isto, mas pelo contrário, meninos e meninas aprendem desde cedo a se respeitar em situações de estresse”.

DSC_0105

Sucesso na estreia
Logo no primeiro dia de competição, sucesso absoluto: mais de 200 crianças competiram e interagiram através dos jogos promovidos pela competição e realizados simultaneamente em duas quadras, sempre sob o olhar atento dos pais, amigos e responsáveis dos competidores, além dos dos frequentadores do calçadão da Praia de Camburi.

João Marcos, atleta da categoria sub 15, elogiou  a forma como está sendo construída a competição. “Eu já tinha treinado futebol de areia mas estava meio desanimado. Voltei porque vi que tinha alguma coisa nova acontecendo. Então a gente chega, vê muita informação nas redes sociais,um evento super organizado, muitas fotos e até notícia na imprensa. Quem não gosta? Isso é muito maneiro! A gente fica torcendo pra mais pessoas verem isso e reconhecerem que o beach soccer é mesmo um esporte muito irado”.

Resultados da primeira rodada

Sub 15
Geração Sports BS 9 x 2 Escola de Craques – Núcleo Rio Novo do Sul
Meninos da Ilha 3 x 5 PFC Cerezo BS

Sub 13
Geração Sports BS 8 x 2 Escola de Craques – Núcleo Rio Novo do Sul
Meninos da Ilha 8 x 0 PFC Cerezo BS

Sub 11
Geração Sports BS 5 x 2 Escola de Craques – Núcleo Rio Novo do Sul
Meninos da Ilha 1 x 5 PFC Cerezo BS

Sub 9
Geração Sports BS 5 x 2 Escola de Craques – Núcleo Rio Novo do Sul
Meninos da Ilha 2 x 11 PFC Cerezo BS

A próxima rodada acontece neste sábado (14), a partir das 16 horas, com os seguintes confrontos:

  • Geração Sports x PFC Cerezo BS
  • Meninos da Ilha x Escola de Craques – Núcleo Rio Novo do Sul

 


Viu algo interessante no mundo do esporte?

É só enviar sua sugestão para: [email protected]

Curta o Louca por Esportes no Facebook

2 Respostas para “Vitória Kids Beach Soccer Cup: competição promove o esporte e reúne talentos da modalidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *