Dica de filme: Conheça a história da romena Nadia Comăneci

Hoje é aniversário do maior nome da Ginástica Artística de todos os tempos, a romena Nadia Comaneci.

Ela foi a primeira ginasta a tirar a nota 10 (Perfect 10), nos Jogos olímpicos de 1976, em Montreal. A história de Nadia é maravilhosa, tanto no esporte, quanto fora dele.

Nadia aos 14 anos, quando entrou para história nas Olimpíadas de Montreal - 76
Nadia aos 14 anos, quando entrou para história nas Olimpíadas de Montreal – 76
índice
Uma curiosidade: o placar dos Jogos Olímpicos de 76, não tinha a nota “10”. Por isso, a nota “1.00” no placar.

Foi descoberta por Béla Károlyi, que treinou a equipe da Romênia durante doze anos e a norte-americana, durante outros quatorze . Károlyi é campeão olímpico e mundial por ambas as seleções. Individualmente, além de Nádia, formou ginastas campeãs como Mary Lou Retton, Kim Zmeskal e Dominique Moceanu.

Fugida do regime comunista da Romênia, radicou-se nos Estados Unidos e tornou-se cidadã norte-americana. E a ex-ginasta continua envolvida com o esporte: é membro de algumas associações e federações, fundadora de uma instituição filantrópica e colaboradora em diversas outras,  tanto na Romênia quanto nos Estados Unidos, além de  colaborar para a revista International Gymnast – a publicação mais veiculada da ginástica – ao lado do marido, também ex-ginasta, Bart Conner.

 

stiati_ca
Hoje, aos 54 anos, Nadia vive nos Estados Unidos

 

Para quem quiser conhecer um pouco mais da história da ex-ginasta romena, sugiro esse filme, legendado em espanhol.


 

Viu algo interessante no mundo do esporte?

É só enviar sua sugestão para: [email protected]

Curta o Louca por Esportes no Facebook!!!!!!

2 Respostas para “Dica de filme: Conheça a história da romena Nadia Comăneci

  1. Eu achei sua história muito de Hinata muito inspiradora pode ter cido difícil pra vc quando era criança mas vc me espiro a fazer ginástica de novo Obrigada

  2. Eu acompanhei a trajetória da Nádia Comanecci, desde que a vi pela primeira vez, tanto que o meu maior sonho era ser ginasta. Mas eu já estava com 12 anos, tinha o perfil perfeito, mas faltava ter o principal que seria o treinamento. Há época cheguei até ir no Ginásio do Ibirapuera, onde estavam fazendo uma seleção de meninas para este tipo de esporte, mas lógicamente as escolhidas foram meninas bem mais novas do que eu. Pois é um esporte que requer muito do atleta, desempenho, ter aptidão para o mesmo, treinar praticamente quase 8 horas por dia, ficar longe da família, e muitas outras coisas. Amo de paixão Ginástica Olímpica, que depois passou a ter o nome de Ginástica Artística. Adorava a rivalidade da Nádia com a russa Nelly Kim. Ficava vidrada na TV. E até hoje, estou com 57 anos, quando vejo algum campeonato dessa modalidade ainda vibro. Sei também que nesta época de glória da Nádia, o Presidente Ditador de seu País, quis que ela fosse Amante de seu filho. Agradeço á DEUS, por ela ter conseguido escapar desse horror todo, junto com sua mãe, pai e irmão. Meu maior sonho seria de um dia poder conhecê-la e poder dizer, o quanto a admiro.
    Meu nome: Ana Cristina da Rocha.
    E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *