Retrospectiva 2015

Fabi, bicampeã olímpica e capitão da seleção brasileira de vôlei feminino. (Foto: Reprodução Internet)

Às vésperas das Olimpíadas do Rio 2016, muita gente brilhou (outros nem tanto) neste ano.

Confira uma breve retrospectiva do esporte em 2015.


 

DEU RUIM NA FIFA  Se em campo a coisa está feia, fora dele, está pior. No dia 27 de maio a polícia suíça prendeu dirigentes do alto escalão da FIFA em Zurique. Nesse “pacote” estava o ex-presidente da CBF, José Maria Marin. O pedido veio de um tribunal de Nova York que investiga denúncias de corrupção na maior entidade do futebol mundial. Dia depois, após ser reeleito presidente, Joseph Blatter renunciou ao cargo. No Brasil, a terra do futebol decadente, as denúncias também derrubaram o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, em dezembro.

José Maria Marin (Foto: Reprodução Internet)
José Maria Marin (Foto: Reprodução Internet)

AINDA NO FUTEBOL, DESTA VEZ DENTRO DE CAMPO Depois do 7 a 1 a coisa ainda anda amarga para a seleção brasileira. E doído de se ver. Joguinhos mixurucas pelas Eliminatórias e uma participação pífia na Copa América, quando foi eliminado nas quartas de final pelo Chile.

Já no campeonato Brasileiro a atuação dos cariocas foi desastrosa. O Vasco foi rebaixado pela terceira vez, “trocando” de lugar com o Botafogo,  que retornou à elite. O clube que atingiu a melhor colocação no Brasileirão foi o Flamengo, em 12º.
2015 foi bom mesmo para os paulistas: Corinthians levou a taça do Brasileirão com folga e o Palmeiras faturou a Copa do Brasil. Destaque aos clubes do Nordeste: o Sport fez uma boa campanha, assegurando a sexta colocação da Série A. Santa Cruz e Vitória garantiram o acesso à Série A.

(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

O BRASIL É O PAÍS DO SURFE Se tem uma modalidade que está dando orgulho ao brasileiro é o surfe. Depois do Gabriel Medina ser campeão mundial em 2014, foi a vez do Adriano de Souza, o Mineirinho. Ele conquistou o título Mundial na última etapa (em Pippeline, Havaí).

 

(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

ESPORTE PARALÍMPICO EM ALTA Já no Parapan, não teve para ninguém: O Brasil ficou em primeiro lugar, com 257 medalhas, sendo 109 de ouro, 74 de prata e outras 74 de bronze. Performance supera a do Rio de Janeiro, em 2007.

Daniel Mendes, Fernando Martins (guia da Renata) e Renata Bazone com as medalhas conquistadas no Parapan de Toronto
Capixabas Daniel Mendes, Fernando Martins (guia da Renata) e Renata Bazone com as medalhas conquistadas no Parapan de Toronto

É 1000!
Roger Federer alcançou a vitória número 1.000 em partidas de simples no tênis. De quebra, o tenista ainda conquistou o título do ATP 250 de Brisbane.

FÓRMULA 1 Lewis Hamilton foi o nome, conquistando o tricampeonato.

(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

UM BASTA AO RACISMO! Alguns atletas brasileiros foram alvo de racismo em pleno 2015. Fabiana, a capitã da seleção brasileira de vôlei feminino, Elias do Corinthians e o ginasta Ângelo Assumpção, foram as vítimas.

Fabiana claudino
Fabi, bicampeã olímpica e capitão da seleção brasileira de vôlei feminino. (Foto: Reprodução Internet)

LUTO: Em junho, aos 82 anos de idade, faleceu Zito, ‘O Gerente’. Ídolo do Santos e da Seleção, foi campeão das copas de 58 e 62. Revelou craques como Neymar e Robinho.

(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

NINGUÉM SEGURA O CARA! Usain Bolt continua sendo Usain Bolt. Arrasou geral nos 100m e nos 200m rasos no Mundial de Pequim.

(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

BASQUETE –  Na temporada 2014/2015 do Novo Basquete Brasil (NBB), o Flamengo levou o tetra. Já na temporada do NBA (National Basketball Association), uma nova estrela brilhou: Stephen Curry ajudou o Golden State Warriors a quebrar um jejum de 40 anos sem títulos, ao derrotar o Cleveland Cavaliers. O brazuca Leandrinho colaborou com cinco pontos no último jogo e tornou-se o segundo brasileiro da história a ser campeão da NBA, igualando o feito de Tiago Splitter.

QUEBRANDO RECORDES O Pan-Ámericano em Toronto, Canadá, serviu de aquecimento para os Jogos Olímpicos. O Brasil ficou em terceiro lugar no quadro de medalhas e o grande destaque da competição foi o nadador Thiago Pereira que conquistou cinco medalhas. Com isso, ele somou 23 medalhas, tornando-se o maior medalhista da história dos Pans. Thiago ainda foi escolhido pelos membros da Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais (ANOC) como um dos 10 melhores atletas do mundo em 2015.

(Foto: Foto: Satiro Sodré)
(Foto: Foto: Satiro Sodré)

POTENCIAIS MEDALHISTAS OLÍMPICOS… Os baianos Isaquias Queiroz e Ana Marcela Cunha só guardam coisas boas de 2015. Fecham o ano eleitos como os melhores atletas de 2015 no Prêmio Brasil Olímpico. Isaquias, de 21 anos, hoje é o principal nome da canoagem de velocidade do país. Garantiu a vaga olímpica depois de conquistar o título mundial no C2 1000, ao lado de Erlon de Souza, e o bronze no C1 200. No Pan também ganhou medalhas: dois ouros (C1 1000m e C1 200m) e um bronze (C2 1000m). Ana Marcela é a fera da maratona aquática brasileira: no Mundial de Kazan, subiu ao pódio três vezes e hoje é a mulher mais vitoriosa em mundiais, com seis medalhas no total.

Os feras de 2015. (Foto: Reprodução Internet)
Os feras de 2015. (Foto: Reprodução Internet)

FICARAM DEVENDO EM 2015… Cesar Cielo, Mayra Aguiar, Arthur Zanetti  – no individual e nos esportes coletivos, a seleção masculina de voleibol e as meninas do handebol. Esperanças de medalhas nas Olimpíadas, nenhum deles, subiu ao pódio nos mundiais. Cielo foi para Kazan em busca do tricampeonato nos 50m borboleta e do tetra nos 50m livre. Com lesão no ombro, deixou a competição. Na ginástica, o campeão olímpico das argolas, Arhtut Zanetti ajudou a seleção a garantir a inédita vaga olímpica no Mundial de Glasgow, mas ficou longe da final das argolas. Já Mayra Aguiar, campeã mundial de judô em 2014, caiu nas oitavas de final do torneio em Astana. No voleibol, na Liga Mundial, o time de Bernardinho torpeçou contra a França e viu o título escapar. As meninas do handebol não conseguiram o bi mundial, sendo eliminadas nas oitavas, pelas romenas.

Bernardinho teve motivos para ficar bravo em 2015... (Foto: Reprodução Internet)
Bernardinho teve motivos para ficar bravo em 2015… (Foto: Reprodução Internet)

MAS O ZANETTI… Fez a melhor nota de sua carreira em uma etapa da Copa do Mundo: o ginasta cravou 16,050. Será que ele pode repetir essa nota nas Olimpíadas?

(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

DESPEDIDA DAS QUADRAS
Valeu, Kobe Bryant!!!

(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

APOSENTOU, ALELUIA! Até que enfim, Rogério Ceni!

Ceni se aposenta aos 42 anos depois de fazer  história no São Paulo. De 1997 até 2015. (Foto: Reprodução Internet)
Ceni se aposenta aos 42 anos depois de fazer história no São Paulo. De 1997 até 2015. (Foto: Reprodução Internet)

Dedico o post,

Daniel Mendes, Renata Bazone, Tiozinho, Monika Queiroz, Neymara Carvalho, Dalza Batista, Alison Cerutti, Natália Gaudio, Drielly Daltoé, Ana Paula Ribeiro, Frank Brow, Emanuelle Lima , Francielle Machado, Bruno Malias, Mariana e Doug, Elias Santos, Gabriel Vicentini, Laurin do Skate, Valesca Rocha, Sávio, Buru, Marquinhos, Erich Bomfim, Duda Brasil, Carlos Henrique, Pierre, Fabio Luiz, Arnaud, Patrik Roger, Lili Maestrini, Luis Carlos Benedito, Matheus Nascimento, Marcos Barcellos, Maylla Venturin, Rominho, Cosminho, Eduardo Pádua, Lucas Sfalsin, Geraldo Ferraz, Ariane Nascimento, Eudeth, Wallace Pessanha e mais outros guerreiros do esporte capixaba: FELIZ 2016!!!!!!!!!!!!!!!!!!


 

Viu algo interessante no mundo do esporte?

É só enviar sua sugestão para: [email protected]

Curta o Louca por Esportes no Facebook!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *