Paixão pela velocidade: conheça a história do Senninha capixaba

No 1º dia de maio de 1994 o mundo perdia Ayrton Senna da Silva.

Três vezes campeão mundial de Fórmula 1 (1988, 1990 e 1991), o piloto era ídolo da nação. E quase 22 anos após a sua morte, Senna continua vivo até na memória da futura geração. É o caso de Edson Henrique Bruno de Sousa, conhecido como o Senninha Capixaba. Com apenas 13 anos de idade a ferinha da velocidade já coleciona títulos e muitos sonhos no automobilismo.

Ayrton Senna continua um ídolo de gerações
Ayrton Senna continua um ídolo de gerações

Como tudo começou 
A paixão pela velocidade começou aos sete anos, quando Henrique ganhou uma moto cinquentinha e logo demonstrou habilidade. Pensando na segurança do filho e ao mesmo tempo incentivando o talento do garoto, Edson Sousa levou o menino para um kartódromo.

 

maxresdefault
Ayrton Senna

“Quando ele chegou no kart foi amor à primeira vista. O kart é tudo na vida do meu filho. O esporte trouxe disciplina e foco para ele. Tenho um orgulho enorme desse meu filho que ama a velocidade”, falou o pai do jovem.

Rotina e sonhos 
Henrique não conheceu Ayrton Senna mas ouviu do pai, histórias e conquistas do tricampeão. Ele sonha em um dia chegar à Fórmula 1 e ser um grande campeão como seu ídolo Senna. A rotina do jovem piloto é pesada: estudos e treinos às quartas-feiras. E se engana quem pensa que o atleta descansa nos fins de semana. Aos sábados e aos domingos, ele entra no kartódromo e batalha por seus sonhos.

Com tão pouca idade, nosso Senninha já sabe que para realizar seu grande sonho no esporte, tem muito o que lutar. Ele aproveita o dom que tem para voar alto e com muita disciplina. Tanto para o pai quanto para Henrique, o que falta nos pilotos brasileiros de hoje em dia é a coragem de Ayrton. “Eu mostro os vídeos e as entrevistas dele para Henrique. Quero que ele veja a coragem que o Senna tinha. Quem sabe meu filho não seja um futuro Senna, né?”, contou Edson.

20160316084035c81396ee-9a93-4cd7-84d7-a446d4781473

20160316083948

Conquistas e superação 
O momento mais feliz do Senninha foi quando conquistou o campeonato capixaba de 2013. O mais difícil foi no mesmo ano em São Paulo, quando se chocou com outro piloto e faturou um braço. No dia seguinte, mesmo machucado, ele largou em último lugar (na 44ª posição) e conseguiu superar a dor, os demais pilotos e finalizou a corrida em nono.

Henrique, o Senninha capixaba, já coleciona muitos troféus e medalhas
Henrique, o Senninha capixaba, já coleciona muitos troféus e medalhas

b83a6ee1-91e4-4d99-bd76-9e54ec154c43h1h2
Ser piloto de kart é caro. Segundo o pai do Senninha o carro do jovem custa mais ou menos R$ 22.000,00(vinte e dois mil reais). Por conta do alto custo, o piloto está em busca de apoio e patrocínio para competições, manutenção do carro e outros.

Próximos passos 
O kart é dividido em categorias, de acordo com a idade e experiência do piloto. São elas: cadete, júnior menor, júnior maior (para jovens abaixo de 14 anos), novatos, graduados B, graduados A (categoria TOP para pilotos abaixo de 25 anos), sênior B e sênior A (categoria TOP para pilotos acima de 25 anos. Hoje Henrique está na categoria júnior menor e se prepara para participar de mais campeonatos pelo Brasil.

Quer ajudar o Senninha capixaba? Deixe seu comentário no post!


Viu algo interessante no mundo do esporte?  Envie sugestão para: [email protected]

Facebook_icon.svg

2 Respostas para “Paixão pela velocidade: conheça a história do Senninha capixaba

  1. Realmente o Edson Henrique é o senninha capixaba.
    Talento nato !
    O pai Edson , o apóia incondicionalmente reconhecendo o talento e colecionando troféus.

  2. Ufa consegui achar o artigo que estava precisando e
    poucos conseguem ter essa informação correta e
    relevante. Obrigado e vou compartilhar no meu twitter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *