Primeiros Jogos Olímpicos da era moderna completam 120 anos

Há 120 anos a chama olímpica brilhava em Atenas, na Grécia, berço dos jogos da antiguidade, entre os dias 6 e 15 de abril. Foram 241 atletas (todos homens) e nove modalidades estavam na disputa:  atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, luta, natação, tênis e tiro.

Charles Freddye Pierre era o nome do Barão de Coubertin, considerado o paida Olimpíada Moderna.  Ele defendia a educação através do esporte e queria usar essa ferramenta para propagar a paz entre os povos. A frase  “o importante é competir” é atribuída ao Barão de Coubertin.

 


21709a_Jogos_Atenas_1896-278x260

Os países representantes foram:  Alemanha (dezenove atletas), Austrália (1), Áustria (3), Chile (1), Dinamarca (3), Egito (1), Estados Unidos(14), França (13), Hungria (7), Itália (1), Reino Unido (10), Suécia (1), Suíça (3) e a anfitriã Grécia com 168 atletas. No Rio, serão 42 modalidades, com aproximadamente  10.500 atletas de 206 países.21709f_Jogos_Atenas_1896atenas1

 

Confira o quadro de medalhas:

aa

Medalha de prata da Olimpíada de 1896
Medalha de prata da Olimpíada de 1896

E hoje temos:  os Jogos Olímpicos de Verão (igual a do rio 2016), as Paralimpíadas e os Jogos Olímpicos de Inverno.

A cidade de Paris foi escolhida para sediar os Jogos de 1900 e foi a primeira edição que contou com participação feminina: 11 mulheres. A  tenista britânica Charlotte Cooper, campeã nas competições individuais e mistas com seu compatriota Reginald Doherty, foi a primeira a conquistar uma medalha olímpica.

Evolução dos Jogos

– Jogos de Atenas de 1896: primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna.

– Jogos de Paris de 1900: as mulheres participam pela primeira vez, nas competições de críquete.

– Jogos de St. Louis de 1904: as medalhas de ouro, prata e bronze passam a ser dadas aos primeiros, segundos e terceiros lugares, respectivamente.

– Jogos de Londres de 1908: pela primeira vez, um estádio é construído especialmente para os Jogos e as competições de nado não acontecem em mar aberto.

– Jogos de Estocolmo de 1912: são usados contadores automáticos para os eventos de pista, e pela primeira vez atletas dos cinco continentes participam da mesma edição dos Jogos Olímpicos.

– Jogos de Berlim de 1916: cancelados devido à Primeira Guerra Mundial.

– Jogos de Antuérpia de 1920: os atletas fazem um juramento e a bandeira olímpica com os aros é hasteada pela primeira vez.

– Jogos de Chamonix de 1924: primeiros Jogos Olímpicos de Inverno.

– Jogos de Amsterdam de 1928: é acesa a primeira pira olímpica.

– Jogos de Los Angeles de 1932: origem do formato dos Jogos de hoje, cujo período varia entre 15 e 18 dias. Os atletas ficam todos alojados em um mesmo lugar, na Vila Olímpica, e a bandeira do vencedor é hasteada durante a cerimônia de premiação.

– Jogos de Berlim de 1936: primeiros Jogos a serem televisionados. Primeira vez em que ocorre o revezamento da tocha olímpica.

– Jogos de Londres de 1948: blocos de partida para os atletas das competições de tiro rápido são introduzidos.

– Jogos de Helsinque de 1952: Israel e União Soviética participam dos Jogos Olímpicos pela primeira vez.

– Jogos de Melbourne/Estocolmo de 1956: primeiros Jogos a acontecerem no hemisfério sul. Melbourne ganhou o direito de sediar os Jogos, mas as leis de quarentena australianas eram tão severas que não permitiam a entrada de cavalos estrangeiros, desta maneira, os eventos de hipismo tiveram que ocorrer em Estocolmo.

– Jogos de Roma de 1960: os Jogos Paralímpicos acontecem seguidos dos Jogos Olímpicos pela primeira vez.

– Jogos de Tóquio de 1964: os Jogos Olímpicos chegam à Ásia. Primeira vez em que é dado o troféu de Fair-play.

– Jogos do México de 1968: primeira vez em que uma mulher acende a pira olímpica na Cerimônia de Abertura. São introduzidos os testes antidoping.

– Jogos de Munique de 1972: o juramento olímpico oficial é declamado pela primeira vez.

– Jogos de Montreal de 1976: os eventos femininos de basquetebol, remo e handebol estreiam nos Jogos Olímpicos.

– Jogos de Moscou de 1980: primeira vez em que o recorde do salto em altura é quebrado nos Jogos Olímpicos.

– Jogos de Los Angeles de 1984: modelo para os futuros Jogos em termos de captação de patrocínio. Competições exclusivamente femininas estreiam, como ginástica rítmica e nado sincronizado.

– Jogos de Seul de 1988: o tênis de mesa estreia nos Jogos Olímpicos. O tênis volta ao programa, depois de um intervalo de 64 anos, e é aberto para profissionais.

– Jogos de Barcelona de 1992: os eventos de basquetebol masculino aceitam inscrições de profissionais. Basebol estreia como esporte, e badminton e as competições femininas de judô também são incluídas no programa.

– Jogos de Atlanta de 1996: todos os 197 Comitês Olímpicos Nacionais existentes na época participam dos Jogos Olímpicos pela primeira vez. Estreia de vôlei de praia, mountain bike, futebol feminino e a categoria de peso leve do remo.

– Jogos de Sydney de 2000: estreia do triatlo e taekwondo no programa dos Jogos Olímpicos.

– Jogos de Atenas de 2004: as mulheres estreiam nas competições de luta e sabre (esgrima).

– Jogos de Pequim de 2008: as disciplinas de maratona aquática 10km e BMX estreiam nos Jogos Olímpicos, que contaram com a participação de 204 Comitês Olímpicos Internacionais, um recorde!

– Jogos Olímpicos da Juventude (Cingapura 2010): primeiros Jogos Olímpicos da Juventude.

 

FALTAM 121 DIAS PARA OS JOGOS OLÍMPICOS RIOS DE 2016


 

Viu algo interessante no mundo do esporte?  Envie sugestão para:

[email protected]

Facebook_icon.svg

2 Respostas para “Primeiros Jogos Olímpicos da era moderna completam 120 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *