Paratleta capixaba é estrela de campanha mundial

A armadora do time de basquete feminino em cadeira de rodas do Instituto Reabilitacional e Esportivo para Deficientes físicos do Espírito Santo (Irefes) e da Seleção Brasileira, Ivanilde Cândida da Silva, é uma das estrelas da campanha mundial “Vença a Meningite”, que conta com o apoio da farmacêutica GSK e organizações de pacientes dedicadas a apoiar famílias impactadas pela doença meningocócica.

A ação tem o objetivo de conscientizar sobre a doença, suas causas, consequências e a importância da prevenção. Estima-se que no mundo ocorram 500 mil novos casos da doença meningocócica por ano, sendo 50 mil óbitos.

Além de Ivanilde, a campanha conta com a participação de outros quatro atletas paralímpicos brasileiros (Jhulia Karol dos Santos, Atletismo; Suelen Marcheski de Oliveira, Atletismo; Andrey Pereira Garbe, natação e Filippe Santos Silvestre, goalball), que superaram a meningite. Além deles, também apoia a campanha a fotógrafa australiana Anne Guedes, embaixadora mundial da causa.

Aos 25 anos, a esportista, que foi diagnosticada com a doença aos nove meses de idade, sonha em conquistar uma medalha de ouro nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro. Em quadra, a paratleta mostra que o encurtamento da perna esquerda e a perda de membros nas mãos e nos pés não a impediram de conquistar um título mundial e a medalha de bronze nos Jogos Parapan-Americanos de 2015.

O Dia Mundial de Combate à Meningite foi celebrado neste  domingo (24). No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, em 2015 foram notificados mais de 1.132 casos da doença, sendo que as regiões Sudeste e Sul apresentam os maiores números de notificações.


Viu algo interessante no mundo do esporte?  Envie sugestão para:

[email protected]

Facebook_icon.svg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *