Tocha olímpica: crianças se preparam para receber e celebrar a chama em Vitória

Chama olímpica chega ao Estado nesta segunda-feira (16). (Foto: Reprodução Facebook Rio 2016)

A chama olímpica vai tomar conta da capital no dia 17 de maio, quando a tocha vai percorrer 32km em Vitória. Atletas, crianças e pessoas comuns não veem a hora de celebrar o momento, como o aposentado Paulo Xavier da Silva, que acredita que o esporte é ferramenta de inclusão e formação do bom cidadão.

Ele identificou crianças de São Pedro que estão nas escolinhas de esportes da Prefeitura nos núcleos do Tancredão e Álvares Cabral e passou a auxiliá-las em várias coisas, como na condução a passeios e lanches. Para este Dia das Mães, por exemplo, ele está preparando presentinhos para as crianças darem para elas.

“Quero ver essas crianças fora da rua, então aproveitei a escolinha de esportes da Prefeitura, que me cedeu espaço, para estar com essas crianças. São 70 crianças no projeto, com idades entre 7 e 14 anos, e sempre as levo para os eventos esportivos.

Para o dia da passagem da chama olímpica por Vitória, Paulo adiantou que estará no Tancredão para recepcionar o maior símbolo dos Jogos Olímpicos ao lado das crianças. “No dia do revezamento, nós vamos uniformizados com as cores do Brasil para que elas possam participar desse momento. Já comentei com elas sobre Olimpíadas, mas muitas estão acompanhando pela mídia e estão animadas”, contou Paulo, que já preparou medalhas de ouro para colocar nas crianças.

Paulo Xavier leva as crianças dos núcleos esportivos de Vitória para participar de eventos em Vitória, como a Maratoninha da Caixa
Paulo Xavier leva as crianças dos núcleos esportivos de Vitória para participar de eventos em Vitória, como a Maratoninha da Caixa

Entusiasmo

Isabela Gonçalves e Kaleb Fernandes dos Santos, ambos com 11 anos, estão empolgados com os Jogos Olímpicos. Ela pratica natação e futebol e já está ansiosa para o dia da passagem da tocha. “Espero me divertir bastante no dia 17. Acho que será muito marcante em minha vida. Tenho acompanhado na TV e, quando vi a chama olímpica chegar ao Brasil, senti felicidade”, contou a aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Tancredo de Almeida Neves.

96f8e242-8f59-4518-86ef-48300f4cfd8e

Kaleb faz natação e futebol, mas é correndo nos gramados e marcando muitos gols, a exemplo do ídolo Messi (Barcelona), que ele enxerga seu futuro. “Eu vou vestir a camisa do Brasil na Olimpíada. Estou muito ansioso para isso”, contou o garoto.

Tocha olímpica em Vitória

“Do calor. Da chama. Do povo. Do Brasil. Dos jogos”. Esse é o tema do tour da tocha olímpica 2016. Por sua importância no esporte, Vitória foi selecionada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e está entre os 83 municípios do Brasil escolhidos como cidade celebração.

A previsão é de que ela chegue à cidade pelo mar, no píer atrás do Shopping Vitória, na Enseada do Suá, e que percorra 32 quilômetros em vários bairros de Vitória até chegar à Praça do Papa. O trajeto completo será divulgado pelo Comitê Organizador nos próximos dias.

A Tocha Olímpica chega ao Espírito Santo no dia 16 de maio e vai passar por nove cidades: Cachoeiro de Itapemirim,
Guarapari, Vila Velha, Vitória,  Serra, Aracruz, Colatina, Linhares e São Mateus.

Foto Capa: Facebook Rio 2016


Viu algo interessante no mundo do esporte?  Envie sugestão para:

[email protected]

Facebook_icon.svg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *