Vitória Beach Soccer Cup começa no dia 10: saiba quem vai participar da competição

No dia 10 de julho a bola vai rolar para o Vitória Beach Soccer, na categoria adulto masculino,  que vai valorizar os clubes genuinamente da praia. Serão oito equipes na competição:  Craques da Praia, CFT Superação/Juventude, CT Missão, Cerezo Soccer, Costa Bela, Geração Sports, Meninos da Ilha e Santa Lúcia.

Para um dos coordenadores do projeto, o professor Mayco Cadorini, o momento exige extremo profissionalismo de todos. “Nós estamos construindo um novo momento para o futebol de areia no Espírito Santo, com algumas das principais equipes de nosso Estado. Este é um projeto dos clubes, que precisam ser valorizados enquanto projetos esportivos legítimos e que tem seu DNA voltado especificamente para a praia. Com isso, esperamos criar novas oportunidades para o desenvolvimento de todos”.

Representando a CT Missão, de Anchieta, o tetracampeão mundial pela FIFA, Betinho Araújo, que atuará como jogador e treinador da equipe, disse que é uma iniciativa muito importante para o desenvolvimento da modalidade no Estado: “Joguei em muitos lugares pelo mundo e tive a oportunidade de ver como a modalidade se desenvolve. Nem sempre há grandes estruturas físicas, mas sempre há muita organização e desejo pelo desenvolvimento do esporte. E é isso que estamos encontrando por aqui, com um modelo muito parecido com o que se faz na Europa, com uma competição dividida em etapas, ranqueando as equipes para uma etapa final. Espero poder contribuir com este processo, seja dentro ou fora de quadra”.

COMPETIÇÃO
A competição será dividida em três etapas, sendo as duas primeiras realizadas no formato clássico com oito equipes que se enfrentam entre si, divididas em duas chaves de quatro equipes, classificando as duas melhores de cada chave para a fase final, que será disputada em semifinal e final. As quatro equipes que melhor pontuarem dentro das duas primeiras etapas estarão automaticamente classificadas para disputar a última etapa, que será realizada em formato de jogo único de semifinal e final.

RANKING
O ranking criado para definir os quatro melhores da competição pretende valorizar a participação das equipes. Com isto, as equipes somam pontos por cada jogo realizado (incluindo os jogos da fase final), acrescentando 5 pontos ao vice-campeão e 10 pontos para o campeão de cada etapa.

VALORIZAÇÃO DO PROCESSO
Cada equipe pode contar com até três (3) jogadores que tenham tido alguma participação em seleções nacionais, podendo chegar ao limite de dois (2) em quadra ao mesmo tempo, mas nunca os três (3) juntos. Esta medida visa valorizar e proteger o processo de desenvolvimento da modalidade na região, forçando que selecionáveis e atletas em formação tenham maior vivência  e experiência esportiva juntos.

JOGOS AOS DOMINGOS PELA MANHÃ
Os jogos aos domingos pela manhã serão realizados de maneira simultânea, com duas quadras sendo utilizadas para a realização da competição. Esta ação pretende ampliar a participação das equipes durante todos os jogos e facilitar também a cobertura da imprensa local.

SELECIONÁVEIS
Algumas estrelas do futebol de areia nacional e internacional já confirmaram participação na competição. Marcos Prado León, da seleção da Colômbia, defenderá o Geração Sports Beach Soccer. Betinho Araújo, tetracampeão mundial FIFA pela seleção brasileira de beach soccer, multi-campeão pelo Vasco da Gama e que atualmente defende o Espírito Santo FC na Copa do Brasil, defenderá o CT Missão, de Anchieta (que também contará com Bruno Xavier para a segunda etapa). E quem defenderá a meta do Meninos da Ilha é o goleiro Marquinhos, emprestado do Rio Branco. Outras estrelas do futebol de areia nacional ainda estão confirmando presença.

ELEIÇÃO DOS MELHORES
A eleição para melhor jogador e atleta revelação será feita através de voto aberto de treinadores, capitães das equipes, organizadores, imprensa e árbitros.

O goleiro Marquinhos, emprestado do Rio Branco, vai defender o gol do Meninos da Ilha. (Foto: Divulgação)
O goleiro Marquinhos, emprestado do Rio Branco, vai defender o gol do Meninos da Ilha. (Foto: Divulgação)

CHAVES

Chave A

CT Missão

Cerezo Soccer
Santa Lúcia
Meninos da Ilha
Chave B
Costa Bela FC
Geração Sports
CFT Superação/Juventude
Craques da Praia

1ª Rodada: Praia de Camburi – Em frente ao Quiosque 6, a partir das 8h da manhã

Jogo 1: CT Missão x Cerezo Soccer

Jogo 2: Costa Bela x Geração Sports
Jogo 3: Santa Lúcia x Meninos da Ilha
Jogo 4: Superação/Juventude x Craques da Praia

Viu algo interessante no mundo do esporte?  Envie sugestão para:

[email protected]

Facebook_icon.svgfoto-instagram-esboco-do-logotipo-da-camera_318-56004

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *