Esperança de medalha no salto com vara, Fabiana Murer estreia nesta terça-feira no Rio 2016

Uma das esperanças de pódio para o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Fabiana Murer, do salto com vara, disputa, a partir desta terça-feira (16.08), no Estádio Olímpico, a última edição olímpica de sua carreira, uma vez que ela já anunciou que irá se aposentar das competições ao fim da temporada.

A partir das 9h45, ela participa da qualificação da prova em busca de uma vaga na final. Dona de quatro medalhas em Campeonatos Mundiais (dois ouros, um bronze e uma prata), Fabiana chegou ao Rio como a vice-líder do ranking mundial, com a marca de 4,87m, obtida no Troféu Brasil, em 3 de julho deste ano. A líder é a norte-americana Sandi Morris, com 4,93m.

Ao mesmo tempo em que atingiu a melhor marca da carreira (que também é recorde sul-americano) aos 35 anos, na sua última temporada, Fabiana Murer também teve de lidar com a descoberta de uma hérnia cervical há um mês. Desde que sentiu dores no pescoço após competir na Diamond League de Mônaco, em 15 de julho, a saltadora começou o tratamento de forma imediata e o quadro sempre teve evolução.

Fabiana preferiu não competir na Diamond League de Londres, tendo viajado à capital inglesa e até feito o aquecimento para a prova. No retorno ao Brasil, quando o diagnóstico da hérnia foi fechado, ela cumpriu toda a programação de treinos, sempre aliada à fisioterapia, de modo a chegar no Rio o mais perto possível dos 100%. “Fiz todo o treino que estava previsto. Também fiz muita fisioterapia, um trabalho muito importante para a função do ombro e do braço”, explicou a brasileira.

A paulista fez seu último treino de saltos na sexta-feira (12.08) e no dia seguinte viajou para o Rio e entrou direto na Vila dos Atletas. “Saí contente do último treino. Cada dia para mim é importante. Fui ganhando dia a dia, treino a treino, a força no braço e no ombro”, disse a saltadora. “Em relação à corrida estou bem, veloz. Estou confiante em chegar bem na classificação. Estou indo fazer a minha prova”. A final do salto com vara feminino está marcada para a sexta-feira (19.08), às 20h30.

Elson Miranda, técnico de Fabiana, alertou que a saltadora precisará ter atenção na prova, mas disse que a atleta está preparada. “A Fabiana foi melhorando gradativamente e dá para passar à final. Ela vai precisar ter atenção. No salto com vara, usamos toda a musculatura possível. A Fabiana está bem, correndo bem e, tecnicamente, muito bem.”

Fonte: Ministério do Esporte


 

Viu algo interessante no mundo do esporte?  Envie sugestão para:

[email protected]

Facebook_icon.svgfoto-instagram-esboco-do-logotipo-da-camera_318-56004

Um comentário em “Esperança de medalha no salto com vara, Fabiana Murer estreia nesta terça-feira no Rio 2016”

  1. Quando penso que já cheguei ao meu limite, descubro que tenho forças para ir além.

    Dizem que a vida é para quem sabe viver, mas ninguém nasce pronto. A vida é para quem é corajoso o suficiente para se arriscar e humilde o bastante para aprender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *