Esporte e Cultura: mostra “Fricción” usa shapes de skate para pinturas na Casa Porto

Manobras radicais realizadas com maior ou menor grau de dificuldade em cima de uma prancha ou shape, como é conhecido entre os atletas. Assim é o skate, esporte que surgiu na década de 1960, idealizado por um grupo de surfistas da Califórnia, nos Estados Unidos, para se divertir no período de marés baixas.

Já imaginou aproveitar os shapes como material usado como plataforma para obras de arte? Essa é a proposta da mostra “Fricción”, que acontece na próxima quarta-feira (14), às 19 horas, na Casa Porto das Artes Plásticas, como parte da programação do Festival Latina, que inclui, além da exposição, rodas de conversa e ações pela Grande Vitória.

A mostra reúne 68 trabalhos – 59 estrangeiros e nove capixabas – produzidos em tábuas de skate por artistas de várias partes do mundo. Na abertura, o público vai poder conferir as apresentações dos DJ’s Alien e Mr. Dedus e das bandas Conteúdo Paralelo e Melanina MC’s, além da presença de cinco artistas mexicanos, responsáveis pela criação da exposição.

Mostra
A “Fricción” começou no ano de 2009, por meio do coletivo Board Dripper, formado por um grupo de artistas da cidade de Querétaro, no México, com o objetivo de dar vida a um material parado em galpão da localidade.

“Em sua maioria, eram tábuas que alguma vez foram usadas, mas estavam guardadas nos pátios. Foi tudo reciclado. Materiais que estavam em desuso, mas completamente aptos para serem transformados em arte”, explica Irene Amezcua, integrante do coletivo.

O coletivo possui um acervo de cerca de 300 shapes com artes, produzidos por artistas de países como Suécia, Argentina, Brasil, Japão, Peru, Estados Unidos, Espanha e Porto Rico. Irene explica que o sucesso da mostra se deve à influência do skate.

“O skate era visto como um ato rebelde, que estava completamente fora do comum no dia a dia de nossa sociedade. E daí veio a música, a forma de vestir, de falar, de agir, a cultura em torno do grafite, que forma parte de nossa forma de ser e de pensar”, afirma ela.

Serviço
Mostra “Fricción”
Mostra coletiva com artistas estrangeiros e locais
Show das bandas Conteúdo Paralelo e Melanina MC’s e dos DJ’s Alien e Mr. Dedus
Abertura: quarta-feira (14), às 19 horas. Visitação: até 1º de outubro. Terça a sexta, das 12 às 19 horas, e sábados, das 10 às 14 horas.
Local: Casa Porto das Artes Plásticas – praça Manoel Silvino Monjardim, nº 66 – Centro
Aberto ao público


Viu algo interessante no mundo do esporte?  Envie sugestão para:

[email protected]

Facebook_icon.svgfoto-instagram-esboco-do-logotipo-da-camera_318-56004

Um comentário em “Esporte e Cultura: mostra “Fricción” usa shapes de skate para pinturas na Casa Porto”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *