Para ver durante a quarentena: 35 dicas de bons filmes sobre esportes

Por conta da pandemia do Coronavírus, muitas pessoas continuam trabalhando ou estudando em casa. Para poder passar o tempo com muito esporte, deixo aqui algumas sugestões:

1. O Homem que Mudou o Jogo

homemquemudoujogo_cartaz

Gênero: Drama
Ano: 2011
Billy Beane (Brad Pitt) é o gerente do time de beisebol do Oakland Athletics. Com pouco dinheiro em caixa e a ajuda de Peter Brand (Jonah Hill), ele desenvolveu um sofisticado programa de estatísticas para o clube, que fez com que ficasse entre as principais equipes do esporte nos anos 80.

2. Além dos Limites

download

Gênero: Romance
Ano: 2000
Esta é uma história de amor e competitividade que começou quando Mônica e Quincy se conheceram, ainda crianças. Quincy não acreditou quando viu que Mônica jogava melhor que muitos garotos. Já no colegial, Quincy segue os passos do pai, jogador da NBA e torna-se um símbolo na escola e conquista todas as garotas. Mônica passa desapercebida. Sua mãe e seu técnico acham que ela deve se portar de forma mais feminina. E quando ela aparece toda arrumada na festa da escola, Quincy descobre-se apaixonado por sua vizinha. Quincy decide deixar os estudos para ser jogador profissional e termina o namoro.

3. Força de viver

Força De Viver (2015)

Gênero: Drama
Ano: 2015
Inspirado em uma história real, Eric “Hoovey” Elliott (Cody Linley) é um promissor jogador de basquete que leva uma vida normal ao lado dos seus pais e irmã. Certo dia, ele desmaia em um treino e é levado para o hospital, onde os médicos descobrem um tumor maligno do tamanho de uma laranja na base da sua cabeça. Ariscando a vida, o jovem faz a cirurgia de remoção. Além de precisar aprender mais uma vez a fazer coisas básicas, ele precisa manter sua família unida.

4. Inacreditável: A Batalha dos Aflitos

20005335

Gênero: Documentário
Ano: 2007
O Grêmio, tradicional time do futebol brasileiro, fora rebaixado à 2ª divisão do Campeonato Brasileiro no ano anterior. O documentário acompanha a trajetória do time no ano de 2005, quando precisou lutar para retornar à elite do futebol nacional, culminando na histórica batalha dos Aflitos, em que o Grêmio derrotou o Náutico, na casa do adversário, com 4 jogadores a menos.

5. Joey Nardone: A História de um Pugilista

joenardone ahist

Gênero: Drama
Ano: 2009
Joey Nardone (Tony Luke Jr.) é um ex-boxeador solitário que passou quase uma década na prisão após um incidente. Ele refletiu bastante durante o tempo na cadeia e decidiu recomeçar sua vida no bairro em que foi criado. Joey conhece um menino de 14 anos chamado Jesus (Paul Orrantia), que o considera um referencial. A partir daí Joey reencontra forças para volta a lutar.

6. Minha vida é vencer

minhavidaevencer

Gênero: Drama/Comédia
Ano: 2005
Katelin Kingsford (Jordan Hinson) sempre teve o sonho de patinar em um concurso de patinação artística. Entretanto, sua nova escola não oferece bolsa de estudo para a modalidade. Ela, então, terá que juntar-se ao atual time de hóquei feminino a fim de continuar patinando. Katelin acabará apaixonando-se pelo esporte, e enfrentará o dilema de precisar escolher apenas um deles.

7. Olympia

olympia

Gênero: Documentário
Ano: 1938
Financiada pelo Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, Leni Riefensthal fez este documentário sobre os Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim.

8. O Recomeço

recomço

Gênero: Drama
Ano: 2012
Baseado em fatos reais, o jogador de críquete Hansie Cronjé (Frank Rautenbach) estava no auge da sua carreira quando anunciou publicamente o seu envolvimento com apostadores indianos. Após ter traído a confiança dos seus fãs e dos profissionais, sua carreira desmoronou. Como ele vai se reerguer depois de tudo?

9. O Esgrimista

o esgrimista

Gênero: Drama
Ano: 2015
Endell Nelis (Märt Avandi) foi um esgrimista e treinador estoniano que durante a sua adolescência foi recrutado para servir ao exército da Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, fugindo da polícia secreta soviética, ele passa a ensinar esgrima em uma pequena cidade, porém seu passado controverso volta para atormentá-lo. Parcialmente baseado na história real de Endell Nelis.

10. Garrincha, A Alegria do Povo

Garrincha__alegria_do_povo__78303_zoom

Gênero: Documentário
Ano:1962
Documentário sobre um dos jogadores mais famosos da história do futebol: Garrincha. Com cenas clássicas do homem em ação nos campos, defendendo o escudo do Botafogo e da Seleção Brasileira, o filme também traz raras imagens de seu cotidiano.

11. The Bronze

The_Bronze_poster

Gênero: Drama/Comédia
Ano: 2016
Em 2004, Hope Ann Greggory (Melissa Rauch) se tornou heroína americana após conquistar a medalha de bronze para a equipe de ginástica feminina. Hoje ela ainda vive em sua pequena cidade natal e encontra-se liquidada e amargurada. Presa no passado, Hope deve reavaliar sua vida quando uma promissora atleta se aproxima pedindo ajuda – e ameaçando seu status de única celebridade local.

12. Montevideo, Vidimo Se!

images

Gênero: Drama
Ano: 2014
Pela primeira vez a seleção de futebol de Belgrado (Antiga República da Iugoslávia) está em uma Copa do Mundo de Futebol. Porém, todos os acontecimentos tornam-se complicados com o eventos que acontecem.

14. Heleno

heleno (1)
Gênero: Drama/Biografia
Ano: 2011
Esse drama é sobre um dos mais populares e excêntricos jogadores do time do Botafogo do Rio de Janeiro, Heleno de Freitas, interpretado por Rodrigo Santoro.

15.Jamaica abaixo de Zero

1066475680-10-coisas-que-aprendemos-com-jamaica-abaixo-de-zero-3399174152

Gênero: Aventura
Ano: 1993
Baseado em fatos reais, este é um bom exemplo de como o cinema pode ajudar a disseminar um esporte pouco popular. É claro que as nossas condições climáticas não são as mais favoráveis para a prática do trenó, mas as condições da Jamaica também não eram e continuam não sendo favoráveis e ainda sim o país conseguiu mandar sua equipe de trenó para os jogos de inverno do Canadá que aconteceu em 1988. O filme gravado em 1993 encanta pela história e pelo trabalho em equipe dos jovens jamaicanos, a empatia com os personagens é tamanha que é quase impossível não prender a respiração quando eles vão fazer uma curva perigosa. O filme mostra o real poder de transformação do esporte, que contribui para que as pessoas realizem seus sonhos e conheçam o mundo através do esporte.

16. Carruagens de Fogo (Chariots of Fire)

20497720

Gênero: Drama
Ano: 1981
Finalmente saindo do boxe, aqui o esporte é a corrida de 400 metros e o filme se passa nas Olimpíadas de 1924 em Paris, e o que conta são os fatos que envolvem os esportistas em seus altos e baixos durante uma grande competição. Mas o que faz do filme algo além do normal é a trilha sonora épica e todos os outros recursos técnicos que são brilhantes. É um filme difícil de assistir, pela forma lenta de sua narrativa, mas se resolver conferir vai ver algo realmente envolvente e emocionante.

17. Touro Indomável (Raging Bull)

touro

Gênero:Drama
Ano: 1980
O filme destaca o boxe, mas não se trata de um longa sobre o esporte e sim sobre um homem, LaMotta (Robert De Niro), que apesar do talento para a luta não consegue lidar com seu temperamento auto destrutivo. No entanto o filme é um marco no modo como o boxe conseguiu ser bem representando em cena. Scorsese realiza uma de suas melhores direções com ângulos criativos conseguindo assim um resultado bem impactante para as cenas de boxe ali mostradas. Imperdível!

18.Senna

senna

Gênero:Bografia/Documentário
Ano: 2010
Senna, documentário sobre a trajetória de Ayrton Senna, pontuado por suas realizações nas pistas e fora delas, sua busca por perfeição e o status de mito que alcançou. O filme abrange os anos da lenda do automobilismo como piloto de Fórmula 1, desde sua temporada de estreia em 1984 até sua morte precoce uma década depois. O filme faz uso imagens inéditas, tiradas dos arquivos da F1.

19.Menina de Ouro

untitled

Gênero:Drama
Ano: 2004
Dirigido e estrelado por Clint Eastwood, Menina de Ouro é vencedor de 4 Oscars (incluindo melhor filme) e com atuações incríveis de Hilary Swank e Morgar Freeman, também vencedores do Oscar. Menina de Ouro conta a história de Frankie Dunn (Clint Eastwood) um homem que passou a vida nos ringues, tendo agenciado e treinado grandes boxeadores. Frankie costuma passar aos lutadores com quem trabalha a mesma lição que segue para sua vida: antes de tudo, se proteja. Magoado com o afastamento de sua filha, Frankie é uma pessoa fechada e que apenas se relaciona com Scrap (Morgan Freeman), seu único amigo, que cuida também de seu ginásio. Até que surge em sua vida Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), uma jovem determinada que possui um dom ainda não lapidado para lutar boxe. Maggie quer que Frankie a treine, mas ele não aceita treinar mulheres e, além do mais, acredita que ela esteja velha demais para iniciar uma carreira no boxe. Apesar da negativa de Frankie, Maggie decide treinar diariamente no ginásio. Ela recebe o apoio de Scrap, que a encoraja a seguir adiante. Vencido pela determinação de Maggie, Frankie enfim aceita ser seu treinador.

20. Rocky, um lutador

rocky-balboa-01-um-lutador

Gênero:Drama
Ano: 1977
Rocky é um filme norte-americano de 1976, do gênero drama, escrito e estrelado por Sylvester Stallone, e dirigido por John G. Avildsen. É o primeiro de uma série de sete filmes protagonizados pelo personagem Rocky Balboa.

21. Um Sonho Possível

umsonhopissivel

Gênero: Drama
Ano: 2009
A história baseada em fatos reais é sobre Michael Oher, um sem-teto negro ajudado por uma família branca, que tenta superar as dificuldades por meio do futebol americano.

22. Duelo de Titãs

duelotitas

Gênero:Drama
Ano: 2000
Denzel Washington interpreta o treinador Herman Boone, um técnico de futebol americano contratado para conduzir um time dividido pelo racismo. Ele enfrenta o preconceito por outros técnicos e até mesmo alunos, mas pouco a pouco conquista o respeito de todos, supera as diferenças e conduz um time campeão. A história é baseada em eventos reais que ocorreram em 1971.

23. O Atleta

o atleta

Gênero:Drama
Ano: 2009
O filme co-produzido pela Etiópia, EUA e Alemanha conta a história de Abebe Bikila. Ele foi o primeiro atleta negro da África que conquistou uma medalha de ouro nas Olimpíadas. Abede venceu a maratona nos Jogos de Roma de 1960 correndo descalço e tornou-se uma lenda. Nas Olimpíadas seguinte, de Tóquio, ele ganhou mais uma medalha de ouro. Porém a prova mais difícil de sua vida viria anos depois. Ele ficou paralítico por conta de um acidente, sem poder andar, Abede começou a treinar arco de flecha e passou a competir nas Paralimpíadas. [

24. Soul Surfer – Coragem de viver (“Soul Surfer”, 2011)

soul-surfer-coragem-de-viver

Gênero:Drama
Ano: 2011
Conta a história real de Bethany Hamilton, uma surfista premiada, que após ser ataca por um tubarão perde o seu braço esquerdo. Para superar a perda ela conta com o apoio dos pais (Dennis Quaid e Helen Hunt), da amiga e de fãs.

25. Um Casal Quase Perfeito

dvd-um-casal-quase-perfeito-com-moira-kely-ano-1992-dub-8792-MLB20007793220_112013-O

Gênero: Romance
Ano: 1992
Kate é uma talentosa e mimada atleta de patinação no gelo. Devido ao seu temperamento difícil, ela e seu técnico acabaram por eliminar seu parceiro e agora precisam desesperadamente encontrar um novo atleta para a vaga. E a única possibilidade é um jogador de Hockey sem nenhuma experiência no esporte. O filme possui três sequências: em 2006, 2008 e 2010.

26. A História de Gabby Douglas

gabby

Gênero: Biografia
Ano: 2014
Relata a história do fenômeno internacional que superou todas as adversidades para se tornar a primeira Afro-Americana em ginástica artística nos Jogos Olímpicos.

27. Invencível

invencivel

Gênero: Drama
Ano: 2014
Campeão olímpico de luta greco-romana, Mark Schultz (Channing Tatum) sempre treinou com seu irmão mais velho, David (Mark Ruffalo), que é também uma lenda no esporte. Até que, um dia, recebe um convite para visitar o milionário John du Pont (Steve Carell) em sua mansão. Apaixonado pelo esporte, du Pont oferece a Mark que entre em sua própria equipe, a Foxcatcher, onde teria todas as condições necessárias para se aprimorar. Atraído pelo salário e as condições de vida oferecidas, Mark aceita a proposta e, assim, se muda para uma casa na propriedade do milionário. Aos poucos eles se tornam amigos, mas a difícil personalidade de du Pont faz com que Mark acabe seguindo uma trilha perigosa para um atleta.

28. Desafio no Gelo

desafiogelo

Gênero: Drama
Ano: 2004
A inspiradora história por trás de um dos maiores momentos no mundo dos esportes – a vitória Olímpica triunfante dos Estados Unidos sobre a União Soviética em um jogo de hóquei, em 1980. O treinador Herb Brooks treinou um time seleto de 20 garotos para jogar como nunca haviam jogado, e os transformou em um time capaz de realizar o impossível.

29. Munique

munich_custom-cdcovers_cc-front

Gênero: Drama
Ano: 2005
Baseado em acontecimentos reais, o filme conta a história de um esquadrão do serviço secreto israelense designado para perseguir e matar 11 palestinos suspeitos de terem planejado o massacre ocorrido nos Jogos Olímpicos de 1972, realizados em Munique, onde 11 atletas israelenses foram mortos.

30. O Milagre de Berna

o-milagre-de-berna_t3172_jpg_290x478_upscale_q90 (1)

Gênero: Drama
Ano: 2003
O filme se passa logo após a 2ª Guerra Mundial, e tem como ponto central a histórica vitória da Seleção da Alemanha na Copa do Mundo de 1954, que ficou conhecida como o milagre de Berna. A história é contada a partir das lembranças da família Lubanski.

31. Ali

alui

Gênero: Drama
Ano: 2002
Dirigido por Michael Mann, com Will Smith no papel principal, Ali é baseado na verdadeira história de Muhammad Ali. O filme conta a história do boxeador entre 1964 e 1974. O período inclui a chegada ao ápice, a expulsão do esporte no auge e ainda mostra porque ele se tornou uma das principais personalidades do esporte mundial nos anos 1960.

32. Prefontaine – Um Nome sem Limites

Prefontaine

Gênero: Drama
Ano: 1997
Jared Letto interpreta um dos maiores corredores dos anos 1970, Steve Prefontaine que apesar de uma carreira bem sucedida morreu muito cedo, aos 24 anos, em um acidente de carro.
33. Uma Janela para o Céu
Gênero: Drama
Ano: 1978
Baseado em uma história real, “Uma Janela Para o Céu” (“The Other Side of The Mountain” no original), de 1975, conta a história de Jill Kinmont, promessa do esqui nos Estados Unidos, que fica tetraplégica após um acidente quase fatal no ano anterior às Olimpíadas de Inverno de 1956

34. Sonhos no Gelo

sonhosgerlo
Gênero: Drama/ Romance
Ano: 2005
Casey Carlyle (Michelle Tratchtenberg) é uma adolescente normal, que é estimulada por Bast (Steve Ross), seu professor de física, que crê que ela tem potencial para obter uma bolsa de estudos e ser aluna em Harvard. Mas ela precisa apresentar um trabalho pessoal, assim entre livros de cálculos e teorias engenhosas direciona sua pesquisa para a patinação artística, pois crê que exista uma fórmula aerodinâmica exata para aqueles movimentos. Casey não imaginava que ficaria tão fascinada por este esporte, ao ponto de considerar a física menos importante. Isto provoca o desespero da mãe, Joan Carlyle (Joan Cusack), uma professora de literatura inglesa que sonha ver a filha em Harvard.

35.Nadia

nadia

Gênero: Biografia
Ano: 1984
A história da garota que se tornou uma lenda na ginástica mundial. Sua coragem e sua perseverança e a difícil convivência com o fato de ser a melhor do mundo. Ela foi a primeira ginasta a tirar a nota 10 (Perfect 10), nos Jogos Olímpicos de 1976, em Montreal. A históriade Nadia é maravilhosa, tanto no esporte, quanto fora dele. oi descoberta por Béla Károlyi, que treinou a equipe da Romênia durante doze anos e a norte-americana, durante outros quatorze . Károlyi é campeão olímpico e mundial por ambas as seleções. Individualmente, além de Nádia, formou ginastas campeãs como Mary Lou Retton, Kim Zmeskal e Dominique Moceanu.


 

-Fontes:

https://cinema10.com.br
https://www.ccine10.com.br
https://www.adorocinema
https://www.movimentese.catracalivre.com.br
https://www.cinedica.com.br/


 

Viu algo interessante no mundo do esporte?  Envie sugestão para:

[email protected]

Facebook_icon.svgfoto-instagram-esboco-do-logotipo-da-camera_318-56004

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *