Viana realiza ‘1º Passeio Viana Bike’

Igrejas centenárias por onde passam a cultura e o turismo de Viana e do Espírito Santo. Cenários religiosos, onde a fé se mistura às belezas naturais e aos costumes e tradições desde a colonização açoreana aos costumes dos negros na época do quilombo, em Araçatiba. Uma verdadeira aula de história, não é mesmo? E tudo isso pode ser conferido de perto e, o melhor, pedalando. Isso mesmo! Os amantes da bike poderão ver e conhecer de perto uma parte da história de Viana passando pelas igrejas histórias, durante o 1º Passeio Viana Bike, no dia 22 de outubro. Para participar do evento, basta comparecer no dia e horário da largada, levando dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos para instituições carentes.

Partindo de Viana Sede, do alto da colina da Igreja Nossa Senhora da Conceição, atletas, famílias e quem curte um pedal mais tranquilo, em terreno plano, seguirão rumo às Ruínas de Belém, em Jucu; e, posteriormente, partem para a Igreja Nossa Senhora da Ajuda, em Araçatiba. Este trecho compreende 13 Km.

De Araçatiba, o 1º Passeio Viana Bike seguirá para um trecho mais denso, com algumas subidas até à Igreja de São Sebastião, em Pedra da Mulata, e até à Igreja de Peixe Verde, retornando, finalmente, à Sede do município, na Igreja Nossa Senhora da Conceição. Com estre trajeto, o percurso completa 46 Km.

O gestor de cultura da Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo, Jarbas Rocha, destaca que o percurso até Araçatiba, ida e volta, compreende 26 Km. “É o percurso leve. Chegando ao local, os participantes que optarem podem retornar à Viana Sede neste ponto”, disse.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para os pedaleiros mais experientes, a dica é continuar o circuito e completar o trajeto, que segue passando pelas Igrejas de São Sebastião, em Pedra da Mulata, e a Igreja de Santa Luzia, em Peixe Verde. “Da Igreja Nossa Senhora da Ajuda, em Araçatiba, o pedal segue a etapa ‘radical’, rumo à Igreja de São Sebastião em Pedra da Mulata e à Igreja da comunidade de Peixe Verde, chegando ao ponto de saída, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede.

A secretária de Comunicação Cultura e Turismo de Viana, Daniele Bolonha, destaca que o objetivo do 1º Passeio Pedal Viana é promover o ‘Circuito Turístico’ da cidade, para divulgar as igrejas históricas do município. “Nosso objetivo é lançar o Catálogo dos Circuitos de Viana na semana passeio. Além do Circuito Religioso, o Catálogo conta com outros circuitos que divulgam o turismo no município”, destacou.

Serviço

1º Passeio Viana Bike

Dia: 22 de outubro (domingo)

Horário: largada às 09 horas, Igreja Nossa Senhora da Conceição, Viana Sede

Percurso: Viana Sede, Jucu, Araçatiba, Pedra da Mulata, Peixe Verde e retorno a Viana Sede


Viu algo interessante no mundo do esporte?  Envie sugestão para:

[email protected]

Facebook_icon.svgfoto-instagram-esboco-do-logotipo-da-camera_318-56004

Lívia Albernaz

(613Publicações)

No blog Louca por Esportes, você vai ver de tudo sobre esportes: desde o mercado do futebol até as promessas capixabas nos demais esportes, mostrando que o Espírito Santo é um celeiro de bons atletas. Personagens, curiosidades e muita informação para quem é apaixonado por esporte. Lívia Albernaz, que assina o blog, é jornalista e atualmente trabalha em assessoria de comunicação na área de esportes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>