Brasileiro de Futebol de Areia Feminino: Seleção Capixaba de futebol de areia embarca nesta quarta (22) para o Rio

Na próxima quarta-feira, dia 22 de agosto, a seleção capixaba feminina de futebol de areia embarca, pela primeira vez, para um torneio no Rio de Janeiro, onde fará sua estreia em competições nacionais, em areias cariocas, a partir do dia 23, sexta.

Entre as atletas muitas expectativas e sonhos vão na bagagem, já carregada há mais de uma década. Algumas delas, como Bárbara Colodetti, Noele Bastos, Letícia Villar, Jéssica Mendonça, Natália Pedrini e Letícia Lopes, já estiveram em competições internacionais, participando dos principais torneios do mundo.

Para a maioria delas, que tem uma vida dedicada ao esporte há mais de 15 anos, ter a oportunidade de disputar uma competição vestindo as cores da seleção estadual tem um peso enorme. Para Tamara Taylor, campeã estadual em 2019 vestindo a camisa da seleção de Anchieta, este é um degrau importante para qualquer atleta. “Quem joga qualquer modalidade que seja, sonha em representar seu Estado, seu país. E esta oportunidade é muito especial pra gente que tem tantos sonhos dentro do esporte”, disse Tamara.

E quem também segue neste pensamento é Silvana Souza, moradora do bairro de São Pedro, em Vitória. Além de jogar, Silvana também ajuda a coordenar um Instituto de esporte e apoio a jovens carentes, sendo uma referência positiva para as crianças. “Tem sido muito gratificante me dedicar ao esporte. Já disputei competições nacionais, já fui campeã estadual, municipal e, agora, a gente tem a chance de vestir a camisa da seleção do nosso Estado, que já deu tantas alegrias ao nosso povo capixaba. Isto alimenta nossos sonhos e de outros, principalmente das crianças”, disse.

Neste caminho, outras duas campeãs estaduais seguem para o Rio. Thais Cruz, atleta de futevôlei, campeã mundial na Áustria, emprestará seu talento novamente para o futebol de areia, agora na seleção estadual. Junto com ela estará Jéssica Mendonça, campeã italiana este ano, pelo Sambenedettese. “É muito gratificante ver nosso trabalho sendo transformado em oportunidade e competições. O esporte feminino merece um lugar especial no Brasil, e as mulheres tem correspondido à altura esta responsabilidade”, disse Jéssica.

Na instrução técnica da equipe um nome bem conhecido do futebol de areia mundial! Bruno Malias, tetracampeão com a seleção brasileira, assume a função com a missão de colocar em prática todo conhecimento adquirido dentro e fora de quadra. “Tenho me preparado muito para uma transição e assumir funções fora de quadra, ouvindo, aprendendo, buscando formações em políticas públicas, gestão de pessoas e de projetos. Esta é a vez das mulheres, que batalharam tanto por este lugar. Minha função é fazer uma coordenação geral do projeto e auxiliar a comissão técnica e as atletas em toda esta construção, que tem um belo caminho pela frente”, afirma Malias.

A 1ª Copa de Seleções Estaduais de Beach Soccer Feminino contará com quatro equipes, sendo elas: Espírito Santo, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. A seleção capixaba faz sua estreia na próxima sexta-feira, na competição que acontecerá no Rio de Janeiro.

Seleção Capixaba: Letícia Lopes, Erika Carla, Noele Bastos, Natália Pedrini, Jéssica Mendonça, Lele Villar, Tamara Taylor, Bárbara Colodetti, Silvana Souza e Thais Cruz.

 

Viu algo interessante no mundo do esporte?  Envie sugestão para:

[email protected]

Facebook_icon.svgfoto-instagram-esboco-do-logotipo-da-camera_318-56004

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *