Espírito Santo começa pesquisa inédita no MMA.

Espírito Santo começa pesquisa inédita no MMA.

MMA é um esporte novo. Vale lembrar que o primeiro UFC se deu há pouco mais de 20 anos atrás. Nesse período, presenciamos uma evolução tremenda nas técnicas, estratégias e estilo de luta dos lutadores dentro do cage; porém em termos de preparação física, muito pouco foi desenvolvido especificamente para atletas de MMA fora do octagon. O que se tem hoje é um grande “achismo”, com rotinas adaptadas de outros esportes, em especial, do futebol americano.

Com isso em mente, os pesquisadores de Doutorado da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Mauro Guerra e Leonardo Caldas com o apoio do Head Coach Andre Benkei, dos lutadores de MMA Erick Silva e Gabriel Silva e demais integrantes da equipe Tigers Den, estão desenvolvendo uma pesquisa pioneira no Brasil em termos de ciência dos esportes aplicada aos lutadores de MMA.

O objetivo da pesquisa é desenvolver testes que mensurem a qualidade física dos lutadores, qualidades como: agilidade, potência dos membros superiores inferiores, força máxima isométrica, entre diversas outras características. Os resultados destes testes buscam evidenciar os pontos fortes e fracos do condicionamento físico dos lutadores para análise e desenvolvimento específico posterior. Como em qualquer outro esporte, é evidente que quanto mais bem preparado fisicamente estiver o atleta maior são suas chances de vitória.

A pesquisa científica de desenvolvimento físico de atletas de MMA é um trabalho pioneiro tanto no ES, como no Brasil e até mesmo a nível mundial.

Parabéns aos pesquisadores, treinadores e atletas participantes pela iniciativa.

Da esq. p/ dir. Erick Silva, HC Andre Benkei, Dr. Mauro Guerra, Gabriel Silva

Da esq. p/ dir.
Erick Silva, HC Andre Benkei, Dr. Mauro Guerra, Gabriel Silva

Participam do projeto

1) Pesquisadores:

Mauro Guerra;

Leonardo Caldas.

 

2) Equipe Tigers Den

Head Coach – Andre Benkei;

Lutador do UFC – Erick Silva;

Lutador de MMA – Gabriel Silva;

Apoio – Bruno Silva.

Atletas, preparadores físicos e  lutadores de diversas modalidades.

 

3) Instituições

UFES – Universidade Federal do Espírito Santo;

Team Nogueira – Bairro de Fátima;

Centro Integrado de Saúde e Movimento – Praia da COSTA.

(216Publicações)

Comentários (1)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>