Esportes

Ademilson marca de bicicleta, mas São Paulo sofre virada em Maceió

O destaque poderia ter sido o golaço de bicicleta de Ademilson, que substituía Luis Fabiano, mas o duelo de ida do São Paulo contra o CRB, na noite desta quarta-feira, foi marcado principalmente pela reação adversária. Em casa, a equipe de Maceió conseguiu a virada por 2 a 1 graças a Diego Rosa, que sofreu pênalti de Rogério Ceni e, quando os visitantes já tinham um a menos (após expulsão de Rodrigo Caio), marcou o segundo gol.

A partida de volta da segunda fase da Copa do Brasil  está confirmada para 7 de maio, daqui a duas semanas, mas não será no Morumbi, que estará fechado por conta de um show musical - o local mais provável, de acordo com a diretoria são-paulina, é a Arena Barueri, estádio que será palco também do clássico de 11 de maio, contra o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro.

Nesta quarta-feira, o finalista do Alagoano deu muito mais trabalho do que seu rival estadual, o CSA, eliminado pelo São Paulo na fase anterior do torneio mata-mata nacional com duas vitórias. O principal responsável por garantir a virada, a realização do segundo confronto e a vantagem de jogar por um empate na capital paulista foi Diego Rosa, atacante que cavou os dois cartões de Rodrigo Caio, sofreu o pênalti convertido por Tozin, ainda na primeira etapa, e marcou o gol do triunfo.

O primeiro minuto praticamente comprometeu todo o jogo de Rodrigo Caio, que chegou atrasado em disputa com Diego Rosa, cometeu a falta e ficou pendurado, para desespero do técnico Muricy Ramalho. O zagueiro teria dificuldade de marcação no restante da partida, ao passo que o atacante se tornaria o destaque do time alagoano, em especial na primeira etapa.

Antes disso, quem primeiramente critou um lance de perigo foi o São Paulo. Antônio Carlos despachou a bola para o campo de ataque, e o goleiro Júlio César precisou deixar a meta para se antecipar a Ademilson, na entrada da área. Só que a bola sobrou para Alexandre Pato, que notou a meta vazia e arriscou de primeira, mas chutou por cima. Pouco depois, Pato desperdiçou outragrande chance ao, sozinho, desviar para fora um bom cruzamento.

Depois dessas duas jogadas, as subidas da equipe paulista não voltariam a assustar tão cedo o CRB, que soube se comportar bem defensivamente e apostar nos contragolpes. Em um deles, aos 11 minutos, Geovani sairia de frente para Rogério Ceni, pelo lado esquerdo da grande área, mas o árbitro assistente apontou incorretametne impedimento do atacante. Mais tarde, um segundo contra-ataque bem encaixado só foi parado com falta em Diego Rosa, já na intermediária.

Aos 24 minutos, para aliviar a desatenção defensiva, o ataque do São Paulo funcionou. Boschilia arriscou arremate de dentro da área, e a bola subiu na frente de Ademilson. De costas para o gol, o atacante - que substituía o artilheiro Luis Fabiano, único jogador poupado pela comissão técnica da viagem a Maceió - emendou uma bicicleta no ângulo esquerdo de Júlio César e marcou um golaço.

Sem acusar o golpe, o CRB manteve a estratégia inicial imaginada pelo técnico Eduardo Silva. E foi premiado nove minutos depois de aberto o placar. Diego Rosa invadiu a área em diagonal, deixando Rodrigo Caio para trás, e foi derrubado por Rogério Ceni, que mal reclamou e foi advertido com cartão amarelo. Assinalado o pênalti, Tozin viu o goleiro são-paulino arriscar o canto esquerdo e bateu com força no lado oposto para igualar o placar.

Nos minutos restantes do primeiro tempo, o São Paulo voltou a buscar a vantagem, mas pecou em erros de passe de Maicon e Ganso. O CRB, por sua vez, teve a última grande chance antes do intervalo. Aos 43 minutos, depois de indefinição da defesa são-paulina, que atuava em linha e pedia impedimento ao assistente, a bola chegou a Tozin, que não confiou na liberdade que tinha, prendeu demais a bola e foi prensado no momento do chute.

Insatisfeito com a atuação de Boschilia, em sua segunda partida como titular, Muricy sacou o meia para colocar Pabon, atacante colombiano mais habituado com arremates de longa distância. Embora tivesse cobrado cautela de Rodrigo Caio desde o primeiro minuto, o treinador não esperava que seu zagueiro recebesse novo cartão amarelo e fosse expulso, aos 13 minutos do segundo tempo, motivo pelo qual precisou tirar Ganso - e não Pabon - e colocar Paulo Miranda para consertar a retaguarda.

Com um a mais, o CRB igualou as ações ofensivas, mas demorou a ser efetivo. Por um bom tempo, a jogada mais aguda foi uma troca de passes à frente da área que terminou em fraco arremate rasteiro defendido por Rogério Ceni. A resposta são-paulina foi substituir Pato por Osvaldo e apsotar na velocidade do novo atacante. A tática seria manter a bola por mais tempo na frente e escapar de um tropeço, mas não funcionou. Aos 37 minutos, Diego Rosa aproveitou chute mal feito por seu xará Diego Aragão e tocou rasteiro, no canto direito de Rogério Ceni, para assegurar a virada.

Pontos moeda