Esportes

Alto nível técnico e reclamações marcam o campeonato brasileiro de Jiu-Jitsu

A “arte suave” tomou conta da cidade de Vitória no último sábado (12), onde foi realizado o Campeonato Brasileiro X-Combat de Jiu-Jitsu. O Ginásio do Tancredão, local do evento, recebeu os melhores atletas do Espírito Santo, que se juntaram a competidores de outros Estados, proporcionando um alto nível técnico ao torneio. O público também fez bonito e lotou a arquibancada, vibrando e torcendo a cada luta.

A competição teve início com muitas lutas infantis, onde crianças e adolescentes provaram que o jiu-jitsu é uma arte que se renova a cada dia. Logo em seguida, os atletas juvenis mostraram muita qualidade em seus combates. Depois foi a vez dos competidores nas categorias adulto, master e sênior, que deram um show de jiu-jitsu com muita técnica e belas finalizações. A equipe Agnaldo Góes foi a mais vitoriosa e se sagrou campeã.

O Campeonato Brasileiro X-Combat de Jiu-Jitsu trouxe uma grande estrutura para o Estado. Um tatame com oito áreas de luta, todas elas com um árbitro central e outro de mesa, que marcava a pontuação de forma eletrônica. Apesar disso, muitos líderes de equipes e atletas reclamaram da organização do evento, iniciando até um principio de tumultuo durante as lutas.

O principal motivo das reclamações foi devido às lutas não começarem nos horários que estavam no cronograma. O início das competições em determinadas categorias atrasaram de três a cinco horas, fazendo com que muitos competidores abandonassem o campeonato. Alguns dos que não abandonaram, reclamavam que para manter o peso, já estavam a um longo período sem se alimentar, o que atrapalharia o rendimento durante os combates.

A não divulgação das chaves com antecedência também foi motivo de reclamação por parte das equipes e treinadores. A arbitragem também foi questionada durante as lutas, e possíveis erros geraram discussão entre técnicos e a organização do evento. Houve também quem reclamou da não transmissão das lutas ao vivo pela internet, conforme foi divulgado pela organização. Nas redes sociais as reclamações e os protestos continuaram, e a reivindicação maior era que pelo valor da inscrição, o evento deveria ter sido melhor organizado.

Pontos moeda