Esportes

Com obras a todo vapor, estádios capixabas estão prontos para receber seleções

Uma das paixões do povo brasileiro é o futebol e por muito tempo o Espírito Santo deixou de ter a estrutura adequada para o esporte, ficando para trás do restante do país quando o assunto é estádio.

O Kleber Andrade, em Cariacica, está com as obras a todo vapor. A arena era sonhada pelo então dirigente do Rio Branco, Kleber Andrade. Porém as obras ficaram paralisadas por um bom tempo. Em 2008, o estádio foi vendido para o governo do Estado, que iniciou uma ampla reforma que, agora, está perto do fim.

“O estádio que dá conforto ao torcedor e possibilidade de trabalho para o jogador permite que times do país inteiro joguem aqui. Isso faz com que o Espírito Santo consiga se inserir no futebol nacional”, diz o diretor do Instituto de Obras Públicas do Estado do Espírito Santo (Iopes), César Mareto.

O complexo esportivo tem capacidade de receber cerca de 23 mil pessoas. E, além do futebol, educação, cultura, atividades educativas e sociais também farão parte do novo estádio. A importância da obra se revela na preferência da seleção de Camarões em treinar no Estado na Copa do Mundo de 2014. A previsão é de que até o final de maio algumas etapas das obras estejam concluídas, como campo, arquibancada e vestiário, para atender aos camaroneses.

Visita de ídolos

Valmecir Margon. Você talvez possa não conhecer o craque pelo nome, mas, apesar de nascer no Espírito Santo, o Baiano, como é conhecido, é ídolo no cenário nacional com a conquista de vários títulos como o Capixaba e o Pernambucano. Ele já jogou no Rio Branco, Sport, Desportiva, Fluminense.

Ao ver o novo estádio sendo construído, o maior artilheiro de Pernambuco, com 206 gols, lembrou de quando tudo começou. Para Baiano, uma boa estrutura pode fazer com que surjam novos talentos. “Isso contribui para que o espetáculo fique melhor e, com o campo bom, vão surgir novos talentos, novos jogadores e o Estado pode até exportar novos jogadores”, conta.

O Kleber Andrade também recebeu a presença de um dos maiores goleiros do país. Com 1.604 minutos de jogo sem deixar a bola passar, Jorge Reis, também ex-técnico, carioca com coração capixaba, que já brilhou pela Desportiva e trouxe o maior público da história do futebol capixaba, prevê: “Isso mostrou que o capixaba gosta muito de futebol e só precisava de um palco. E isso é muito bom para o Estado e para o nosso nível de futebol”, diz.

Mais obras

E não é só o estádio Kleber Andrade que ganha cara nova. O Engenheiro Araripe, também de Cariacica, está com 90% das obras concluídas. A arena vai atender aos atletas capixabas e também a seleção da Austrália, que vai treinar no estádio para a Copa do Mundo.

“Temos um trabalho voltado para receber a seleção da Austrália durante a Copa e que deixa um legado para a Desportiva e para o futebol capixaba por conta das obras terem um caráter permanente. No novo gramado, temos todo um sistema de irrigação novo, todo um sistema de drenagem e a grama, que é padrão Fifa”, diz o engenheiro Leonardo Hosken.

A troca do gramado faz parte de uma série de obras de reestruturação que acontecem no estádio juntamente com a instalação de um placar eletrônico. Um investimento que promete melhorar o trabalho dos atletas capixabas e de quem vem de fora.

Pontos moeda