Esportes

Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, tem 80% das obras concluídas

Os engenheiros responsáveis pelas obras do estádio Kleber Andrade, em Cariacica, mostraram ao governo do Estado, nesta quarta-feira (09), o andamento dos trabalhos no local.

Em visita técnica ao estádio, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, o secretário estadual de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, e o diretor do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo, Luiz Maretto, percorreram toda a construção, uma área de 35 mil m².

Nas arquibancadas, as cadeiras já começaram a ser instaladas. Ao todo, serão 21.504 lugares. O gramado já está pronto e os vestiários estão em fase de conclusão.

De acordo com o governador Renato Casagrande, 80% dos trabalhos já estão prontos e tudo está dentro do cronograma. “Nós estamos visitando o estádio com frequência, com rotina. Aqui, nós nos comprometemos em estar com o estádio e com o centro esportivo preparado, para que a gente receba seleções que estão se preparando para a Copa do Mundo. Cada item com que nos comprometemos, estamos entregando para receber essas seleções”, afirma.

A obra, que era para ser concluída em 2012, teve problemas na empresa que ganhou a licitação, e foi interrompida por um período. Depois da retomada dos trabalhos, o custo inicial, que era de R$ 90 milhões, passou para R$ 140 milhões.

Segundo o diretor geral do Instituto de Obras Públicas do Estado, os motivos do aumento no custo foram a ampliação do projeto e o aumento de gastos com a mão de obra. “Nós tivemos que recompor a planilha e estamos terminando a obra. Fizemos um reajustamento do valores, que foram compostos, nesse caso, em 2009. De 2009 a 2014, os valores vem sendo reajustados, ano a ano, conforme diz a lei", explica.

O Projeto

O Estádio Estadual Kleber Andrade é o primeiro grande complexo esportivo do Estado e está sendo construído em uma área superior a 85.000m², local do antigo estádio do Rio Branco. O conceito arena do novo complexo permite a apresentação de shows e eventos multiculturais, com amplo palco dotado de concha acústica e camarins.
 
O estádio possui duas arquibancadas divididas em Setor A e Setor B, totalizando 21.152 assentos. O complexo abriga um centro de treinamento de atletismo de nível internacional, com pista de atletismo e demais modalidades necessárias, além de uma área coberta exclusiva para treinamento dessas modalidades.

Pontos moeda