Esportes

Flamengo dá vexame, perde para o León e é eliminado da Libertadores

Seis anos depois de ter sido eliminado pelo América, do México, com um show de Cabañas, o Flamengo voltou a sofrer diante de um time mexicano. Em partida disputada na noite desta quarta-feira, no Maracanã, a equipe rubro-negra foi derrotada pelo León por 3 a 2 e acabou desclassificada na fase de grupos da Copa Libertadores da América.

Com o resultado, a equipe mexicana chegou aos dez pontos e ficou com a segunda posição do grupo 7, enquanto o time dirigido por Jayme de Almeida ficou no terceiro lugar da chave.

Mais de 50 mil torcedores saíram frustrados com a atuação irregular da equipe carioca, que nunca conseguiu se impor diante do adversário. Enquanto o León mostrava muita personalidade, o Flamengo errava demais, falhando nos momentos decisivos. No final, o time saiu vaiado pela grande torcida. Agora, o único objetivo imediato passa a ser a disputa da decisão carioca.

Já a liderança do grupo 7 da Libertadores ficou com o Bolívar. Nesta quarta-feira, em La Paz, o time boliviano derrotou o Emelec por 2 a 1. William Ferreira e Callejon marcaram os gols da equipe da casa, que chegou aos 11 pontos na chave, na dianteira isolada. A equipe equatoriana descontou com Escalada, mas se despediu do torneio com o resultado negativo.

O jogo - O Flamengo começou a partida mostrando disposição para pressionar o time mexicano desde os primeiros minutos. E quando a equipe visitante ficava com a bola, a torcida fazia sua parte, vaiando intensamente cada toque de bola de um jogador mexicano. Aos cinco minutos, o primeiro momento de emoção. Alecsandro mandou uma bomba da entrada da área e a bola passou perto da trave esquerda.

Muito defensiva, a equipe mexicana se preocupava apenas em bloquear as ações rubro-negras e não se aproximava da área carioca. Aos dez minutos, o volante Elano, que voltava de lesão, começou a dar sinais de que estava sentindo dores, deixando preocupada a comissão técnica. Logo depois, ele foi substituído por Gabriel.

Aos 11 minutos, o León chegou pela primeira vez ao ataque. Boselli foi lançado na área, mas Samir chegou junto e aliviou o perigo. O Flamengo voltou ao ataque e, aos 14 minutos, Paulinho fez ótima jogada pela direita e cruzou para André Santos, que emendou, de primeira, mas a bola desviou na zaga e saiu.

Três minutos depois, o time dirigido por Jayme de Almeida criou outra oportunidade para marcar. Léo Moura cruzou para a área e o zagueiro Wallace, inteiramente livre, cabeceou por cima do travessão. Aos 21 minutos, o León marcou o primeiro gol. Alecsandro derrubou Montes nas proximidades da grande área. Na cobrança, Arizala subiu mais do que André Santos e cabeceou para as redes de Felipe.

Depois de sofrer o gol, o Flamengo abandonou as precauções defensivas e partiu para buscar o empate. Aos 23 minutos, Paulinho, o mais efetivo do ataque, chutou forte e a bola "tirou tinta" da trave esquerda do León.

A torcida começou a se impacientar com os erros de passes, principalmente os cometidos pelo volante Amaral, primeiro alvo das vaias da torcida.

Aos 28 minutos, o León criou grande oportunidade para ampliar o marcador. Paulinho errou o passe e Peña arrancou para o ataque, se livrou da marcação e deu um passe perfeito para Boselli, que chutou forte, mas Felipe fez grande defesa, evitando o segundo gol mexicano.

Quando a torcida já começava a pedir "raça" ao time, o Flamengo empatou, aos 29 minutos, através de André Santos. O lateral aproveitou a falta cobrada por Léo Moura para cabecear sem chances para o goleiro mexicano.

A torcida rubro-negra nem teve tempo de comemorar o empate, porque, no minuto seguinte, o León marcou o segundo gol. Hernández avançou pela esquerda e cruzou para a cabeçada certeira de Boselli. A bola ainda acertou o travessão antes de entrar.

O time rubro-negro não desanimou e empatou, aos 34 minutos. Everton arrancou pela esquerda e cruzou para a conclusão de Alecsandro. A bola desviou em Gonzáles e enganou o goleiro Yarbrough.
Aos 38 minutos, Samir e Alecsandro se chocam, de cabeça, e o atacante levou a pior. Foi obrigado a sair de campo para colocar uma touca. O último lance importante da etapa inicial foi protagonizado por Everton, aos 44 minutos. O meia mandou uma bomba, mas a bola saiu.

O Flamengo voltou para o segundo tempo com o mesmo ímpeto ofensivo do final da primeira etapa. E logo aos três minutos, quase marca o terceiro gol. Após cruzamento de Everton, Gabriel cabeceou e Yarbrough fez ótima defesa. No minuto seguinte, Paulinho furou, ao tentar a conclusão.

Encurralado, o time mexicano não conseguia trocar passes e era obrigado a apelar para os chutões. O domínio da equipe carioca era total. Aos sete minutos, Paulinho fez ótima jogada individual, se livrou da marcação e chutou forte, mas a bola saiu, com grande perigo.

O León só chegou na área rubro-negra aos nove minutos, mas a defesa conseguiu bloquear a conclusão de Montes. Aos 14 minutos, o time mexicano chegou novamente com perigo. Montes arriscou de longe, Felipe rebateu mal e a bola caiu na cabeça de Boselli, que acabou devolvendo a bola ao goleiro.

Por volta dos 20 minutos, a torcida do Flamengo começou a pedir a entrada de Negueba. Alecsandro teve outra boa chance, mas seu chute foi defendido pelo goleiro mexicano, em dois tempos. O time do León começou a se soltar, outra vez, e aos 23 minutos, quase desempatou, em bomba de Hernandez que Felipe defendeu, de forma espetacular, evitando o terceiro gol.

O técnico Jayme de Almeida resolveu adiantar, mais ainda, a sua equipe e trocou o lateral esquerdo André Santos pelo atacante Negueba. O meia Everton passou a jogar pela lateral. Aos 34 minutos, o León voltou a ameaçar em chute de Peña que estava livre. A torcida rubro-negra tentava empurrar o time para buscar a vitória.

O técnico rubro-negro jogou a última cartada ao trocar o ineficiente Paulinho por Nixon. Aos 38 minutos, o León marcou o terceiro gol. Peña apanhou o rebote da defesa rubro-negra e bateu sem chances para Felipe. Depois de sofrer o terceiro gol, o time rubro-negro ficou nervoso e não conseguiu realizar mais nada de produtivo, sendo vaiado pela torcida.

Pontos moeda