Esportes

Inter leva Gre-Nal decisivo do Gaúcho para Caxias

Porto Alegre - Sem garantias de que conseguiria autorização dos órgãos públicos para realizar a final do Campeonato Gaúcho no Beira-Rio, o Inter anunciou no fim da tarde desta quarta-feira que o Gre-Nal decisivo do Estadual, domingo, vai acontecer no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. De acordo com o clube, o problema são as ruas no entorno da arena que será usada na Copa do Mundo.

"O clube chegou a esta decisão em virtude de não ter conseguido a garantia das autoridades de segurança pública do Estado para a realização do jogo. Esta posição das autoridades decorre da situação das ruas do entorno do estádio, que continuam em obras, as quais não são de responsabilidade do clube", explica o Inter, em nota.

A versão contrasta com a do Ministério Público. Mais cedo nesta quarta-feira, a Promotoria de Justiça Especializada do Torcedor emitiu uma notificação à Federação Gaúcha de Futebol (FGF) informando que o Beira-Rio não reúne as condições exigidas para sediar partidas por competições oficiais.

No documento, o Promotor de Justiça José Francisco Seabra Mendes Júnior destaca que o Ministério Público do Rio Grande do Sul não recebeu os laudos de segurança, de vistoria de engenharia, de prevenção e combate a incêndio, de condições sanitárias e de estabilidade estrutural, previstos pelo Estatuto do Torcedor.

"A etapa de eventos-teste já foi superada e que a partida entre Sport Club Internacional e Grêmio, que representa a final do Campeonato Gaúcho de 2014, é inviável sem o expresso cumprimento da lei", afirma a nota oficial.

No último fim de semana, o Beira-Rio realizou a sua partida oficial de reinauguração, o amistoso em que o Inter derrotou o Peñarol por 2 a 1. Antes, o estádio já havia sediado algumas partidas, mas em caráter de teste e sem a capacidade máxima do Beira-Rio liberada.

Na primeira partida da decisão, o Inter derrotou o Grêmio por 2 a 1, fora de casa. Assim, pode empatar ou até mesmo perder por 1 a 0 para conquistar o título do Campeonato Gaúcho no próximo domingo.

Pontos moeda