Esportes

Vitória se prepara para receber turistas durante a Copa, afirma Luciano Rezende

A exatos 57 dias para o início da Copa do Mundo no Brasil, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, falou, em entrevista à Rádio Vitória, nesta terça-feira (15), sobre como Vitória se prepara para receber as seleções da Austrália e Camarões, além dos turistas durante o evento mundial. O bate-papo aconteceu durante o programa Esporte em Discussão, apresentado pelo jornalista Rodrigo Ronchi. 

Entre os tópicos abordados, a segurança, logística, e, especialmente trânsito e capacitação de profissionais, foram assuntos ressaltados pelo prefeito.

Ex-secretário estadual de Esportes, Luciano comemora receber as delegações internacionais e acredita que a vinda dos times influenciará no aumento de turistas no Estado. De acordo com o Ministério do Turismo, o Espírito Santo deve receber pelo menos 20 mil turistas, entre maio e julho. Luciano pretende aproveitar a oportunidade para divulgar as potencialidades turísticas capixabas.

“No período de treinamento das seleções, receberemos muitos turistas. Nossas belezas naturais, nosso povo e a nossa culinária, que com certeza é campeã sem precisar de disputa, tornarão esse período inesquecível. Estamos nos preparando para isso”, afirmou. 

Em 2013, a Secretaria Estadual de Turismo investiu R$ 700 mil no programa de qualificação de profissionais.  Ainda foram empregados R$ 5 milhões em ações de divulgação do Estado, em todo país e no exterior. Os profissionais que passaram pelo curso de qualificação serão distribuídos pela Rodoviária e Aeroporto para que os visitantes sejam bem recepcionados.

“Cada turista, jornalista terá um cadastro durante o período. Através deste cadastramento, teremos informações sobre essas pessoas. Saberemos o hotel em que ela está, por exemplo. Tudo para que possamos resolver algum tipo de problema. Profissionais de diversas áreas estão sendo aperfeiçoados na língua inglesa”, explicou o prefeito.

As seleções usarão campos localizados em Jardim América e Campo Grande, ambos em Cariacica, para realizarem os treinamentos das equipes. De acordo com o prefeito, medidas para minimizar os transtornos no trânsito neste período de permanência das delegações estão sendo estudadas.

“A guarda, com o uso de batedores e técnicas de acompanhamento de delegações, farão o melhor para que o trânsito não seja afetado. Vamos escolher horários e trajetos para que as equipes tenham tranqüilidade”, disse.  

Além da Cavalaria, os Batedores da Guarda Municipal estão recebendo capacitação para reforçar a segurança durante os treinos para a Copa do Mundo. A Polícia Militar, por meio do Governo do Estado, recebeu 600 trajes antitumulto. Novos escudos, capacetes à prova de balas, mil câmeras para videomonitoramento, além de uma viatura blindada, para conter violência em possíveis protestos durante a Copa do Mundo.  Cerca de 31 policiais do Batalhão de Missões Especiais (BME), da Polícia Militar, estão passando por treinamento especial para atuar em possíveis manifestações que possam resultar em desordem pública.

A seleção australiana chegará ao Estado dia 28 de maio. A data de partida está marcada para o dia 18 de julho. Já os camaroneses desembarcam em Vitória no dia 7 de junho. O retorno também está marcado para o dia 18 de julho. 

Luciano Rezende ainda aproveitou o momento e parabenizou a Rede Vitória pela cobertura da Copa das Comunidades, que neste ano, cada equipe da competição representa uma seleção. “A festa da Copa das Comunidades está muito bonita. A transmissão e a cobertura dá visibilidade a este campeonato. Cada morador e jogador sentem orgulho de fazer parte da competição”, concluiu.

Pontos moeda