Esportes

Adversária do Brasil na Copa, Seleção de Camarões ameaça fazer greve e Copa pode ser boicotada

Camaroneses podem não disputar a Copa do Mundo Foto: Divulgação

A seleção de Camarões é a terceira adversária do Brasil na Copa do Mundo, e se vê às voltas com o risco de greve de seus jogadores a menos de um mês da estreia, contra o México, no dia 13 de junho, na Arena das Dunas. Tudo porque os atletas não chegaram ainda a um acordo sobre a premiação para a disputa do torneio e, de acordo com os jornais africanos, pedem mais transparência em relação aos recursos arrecadados pela Federação Camaronesa de Futebol. O grupo acha que foram assinados muitos contratos depois da classificação e pede que o dinheiro seja redistribuído entre os atletas. 

O craque Eto'o é capitão da seleção e líder da reivindicação e não aceitou a oferta inicial de 40 milhões de francos CFA (cerca de R$ 50 mil) para cada um, pois seria menor do que os 45 milhões de francos CFA recebidos na Copa da África do Sul, em 2010. Depois, a proposta foi aumentada para cerca de R$ 57 mil, e novamente não foi aceita. De acordo com a imprensa africana, Gana pagará o equivalente a 35 milhões de francos CFA como bônus de participação aos seus jogadores, enquanto a Costa do Marfim promete 50 milhões de francos CFA.

Totalmente insatisfeitos, os camaroneses ameaçam não entrar em campo no próximo amistoso, marcado para domingo (01/06), contra o Borussia Mönchengladbach, da Bundesliga, na Alemanha. Não seria a primeira vez que Eto'o levaria seus companheiros a se recusar a defender o país. Em 2011, Camarões não pôde disputar um amistoso contra a Argélia devido a um protesto dos jogadores. 

Raphael Nkoa, assessor de imprensa da seleção, disse que não havia problema sobre premiação e acabou sendo desmentido pelo meia Makoun. “É claro que há uma discussão sobre prêmios. Mas preferimos não falar em valores até que tudo seja oficializado”, concretizou o meia.

Os africanos encaram a Seleção Brasileira na terceira rodada do Mundial. A partida acontece no dia 23 de junho, às 17 horas, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. 

Pontos moeda