Esportes

Com Marcos e Geovani como anfitriões, Taça da Copa chega a Vitória

Objeto de desejo das 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo no Brasil, a Taça da Copa do Mundo da FIFA desembarcou em Vitória nesta quinta-feira, e os capixabas podem ver de perto, no Shopping Vitória, o troféu mais cobiçado do futebol. Coube ao ex-goleiro Marcos, pentacampeão mundial em 2002 com a Seleção Brasileira, o papel de embaixador da Taça na visita à cidade.

Veja a galeria de fotos. Clique aqui.

Vitória é a décima parada do tour pelas capitais brasileiras que o troféu faz. Antes de retornar ao Brasil, o objeto esteve em outros 90 países. Depois da capital capixaba, a taça segue para Aracaju, capital de Sergipe, e completa sua viagem no dia 1º de junho, em São Paulo, após passar por todas capitais do Brasil.

A taça só pode ser segurada por campeões mundiais e chefes de Estado. Em Vitória, assim como em Campo Grande-MS e Goiânia-GO, o escolhido para apresentar o troféu foi o pentacampeão Marcos.

O ex-jogador do Palmeiras e da Seleção Brasileira posou para fotos e agradeceu a oportunidade de ser lembrado para participar do tour. Quando solicitado por um dos cinegrafistas para erguer a taça, que pesa 6,175kg, Marcos brincou com o peso do troféu e a responsabilidade de segurá-lo mais uma vez.

"Fico feliz em reencontrar pela grande alegria de ter disputado a Copa do Mundo de 2002, ter ganhado esse título, todo objeto que te traz uma alegria você guarda com carinho. Fico feliz de ter sido lembrado dentro de grandes campeões mundiais para fazer esse tour", frisou.

Ao ser perguntado sobre a conturbada transferência do jogador Alan Kardec, ex-palmeiras e atual atleta do São Paulo, o ex-goleiro foi pontual. “O Palmeiras demorou para fechar o acordo, com isso o São Paulo não respeitou a negociação e entrou na frente. Hoje em dia falta amor pela camisa”.

Marcos também concordou com a lista de jogadores que foram convocados para a seleção. Porém, pensa que o goleiro Júlio César precisa melhorar. “O Júlio é bom goleiro, mas precisa evoluir e voltar a ser o que era. Acredito que o Fábio poderia ter sido chamado”, ratificou.

Sobre o Espírito Santo, Marcos lamentou a condição de nunca ter jogado no Estado. "Não tive a oportunidade de jogar aqui, infelizmente, mas tive a honra de estar aqui nesse evento que traz a taça para o torcedor capixaba. É a oportunidade de erguê-la mais uma vez, agora em solo capixaba", disse.

O craque capixaba Geovani também teve o privilégio de ser homenageado. O ex-jogador do Vasco e da Seleção agradeceu o carinho e exaltou a presença do goleiro multicampeão. “Minha relação com a seleção é diferente da do Marcos, mas considero tão forte quanto. Só de ter vestido aquela camisa amarela já foi uma grande alegria. É algo inexplicável. O Marcos é uma pessoa amável dentro e fora dos campos, merece o respeito de todos. É um prazer tê-lo aqui na nossa terra”, festejou. 

Esgotados

A empresa responsável pelo tour da taça, Coca-Cola, lançou a promoção “trocou-ganhou” e deu um par de ingressos para os clientes que compraram três refrigerantes de 2 litros nos supermercados Carone, de Jardim da Penha, em Vitória; Itapoã, em Vila Velha; e em Laranjeiras, no município da Serra. Após a compra dos produtos, os interessados agendaram a visita no site. A promoção terminou na noite desta quarta-feira (07).

O Shopping Vitória, que recebe o tour, realizou um campeonato de totó na varanda da Praça de Alimentação. Os vencedores foram contemplados com dois ingressos para tirar uma foto ao lado da Taça, enquanto os participantes que se dispuseram a entrar na brincadeira ganham apenas um.

A Taça 

Produzida em ouro maciço 18 quilates e com peso de cerca de seis quilos, a Taça da Copa do Mundo mede 36,8 centímetros e viaja para exposições públicas nas capitais brasileiras desde o dia 22 de abril. O troféu exposto é o original, enquanto que a réplica permanece na sede da FIFA, em Zurique, na Suíça. Uma equipe de segurança da entidade é responsável pelo transporte da cobiçada peça.

Durante o evento, a Taça fica protegida por uma redoma de vidro e não pode ser tocada pelos visitantes. Aos populares, são permitidas apenas fotos próximas ao troféu. O tempo de exibição em cada cidade costuma ser de 12 horas - entre 9 horas e 21 horas. 

2002/ 2003  

Após o título da Copa do Mundo de 2002, a Taça da Copa visitou vários Estados pelo País e Vitória foi uma das capitais privilegiadas. O editor de Esportes da TV Vitória, Rodrigo Ronchi, teve o prazer de chegar bem pertinho do objeto mais desejado do mundo futebolístico.

Depois de quatro anos conturbados, em que perdeu a hegemonia do futebol mundial para a França e colecionou vexames - o maior deles a derrota para Honduras na Copa América -, a seleção brasileira se recuperou em grande estilo na Copa do Mundo de 2002. Desacreditada por torcedores e críticos, a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari deu a volta por cima e conquistou o pentacampeonato para o Brasil, com direito a recordes e feitos marcantes.

Na decisão, a equipe não se intimidou diante da poderosa Alemanha, recordista de participações em finais ao lado do Brasil (sete cada). No primeiro encontro entre os dois países de melhor retrospecto histórico na competição, a qualidade técnica dos brasileiros fez a diferença. Em dois lances de Ronaldo e Rivaldo, a seleção fez 2 a 0 e garantiu o penta.

Jovem Pan distribuiu ingressos

Nos últimos dias, a rádio Jovem Pan distribuiu ingressos para o tour. Para ganhá-los, os capixabas tiveram que participar de dinâmicas e brincadeiras propostas pela rádio, entre elas, a famosa brincadeira de totó. Mas, se você ainda não participou dessa promoção, corre que ainda dá tempo!! Até esta quinta-feira, ações serão promovidas para você ganhar ingressos. 

As ações são realizadas em escolas, no horário de saídas e entradas, nos turnos matutino e vespertino. Já as ações do Shopping Vitória são realizadas a partir de 18 horas. Durante toda a promoção a Jovem Pan vai distribuir 4,8 mil ingressos.

 

Pontos moeda