Esportes

Nalbert e Sandra Pires entram no Hall da Fama do Vôlei

Nova York - Campeões olímpicos pelo Brasil, Nalbert e Sandra Pires estão entre as seis pessoas escolhidas para a turma de 2014 do Hall da Fama do Vôlei. Assim, já são nove os brasileiros a entrar para o hall da fama criado em 1985 e que, nos primeiros 15 anos, só elegeu atletas norte-americanos.

Nalbert, hoje comentarista da Rede Globo, era o principal nome do Brasil no ouro olímpico em Atenas/2004. Com a seleção, ganhou mais de uma dezena de títulos, incluindo o Mundial de 2002. Tentou carreira no vôlei de praia, mas não obteve o mesmo sucesso, encerrando sua passagem como jogador em 2010.

Já Sandra Pires passou sem sucesso pelo vôlei de quadra para se destacar nas areias. Na estreia da modalidade em Jogos Olímpicos, em 1996, foi campeã ao lado de Jackie Silva. Encerrou a carreira em 2009, mesmo ano quem que venceu, pela terceira vez, o Rainha da Praia.

O primeiro brasileiro a ingressar no Hall da Fama do Vôlei, em 2005, foi Bernard Rajzman, medalhista da preta nos Jogos de Los Angeles/1984 e, hoje, um dos principais dirigentes do COB. Nos dois anos seguintes foram escolhidos Jacqueline Silva (parceira de Sandra Pires no ouro no vôlei de praia em Atlanta/1996) e Carlos Arthur Nuzman, pelo seu papel como presidente da CBV (hoje ele preside o COB).

Líder da equipe que ganhou o bronze em Atlanta/1996, Ana Moser entrou no Hall em 2009. No ano seguinte foi escolhida a dupla formada por Shelda e Adriana Behar, duas vezes campeã mundial e dona de duas medalhas de prata olímpica, em Sydney/2000 e Atenas/2004. Em 2012, Maurício Lima, levantador no ouro de Barcelona/1992, foi apontado para a honraria.

Pontos moeda