Esportes

Ebola faz jogo entre seleções africanas ser cancelado

Redação Folha Vitória

Freetown - A Federação de Futebol de Seychelles anunciou nesta quinta-feira que abre mão de enfrentar a seleção de Serra Leoa, sábado, em casa, em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa Africana de Nações. A decisão de Seychelles, um país insular localizada no Oceano Índico ocidental, visa impedir a entrada da delegação de Serra Leoa no arquipélago.

Serra Leoa é um dos países afetados pelo maior surto do vírus Ebola, que já matou 729 mortes segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Só entre 24 e 27 de julho, 122 novos casos da doença foram registrados, com 57 mortes.

No total, 1323 casos de pessoas contaminadas já foram identificadas em quatro países africanos. Em Guiné, foram 460 casos suspeitos, que mataram 339 pessoas. Já na Libéria, foram 329 casos e 156 mortes. Por sua vez, em Serra Leoa, foram 533 casos, com 233 mortes. A Nigéria teve o primeiro caso anunciado nesta quinta.

"Nós tomamos a decisão com base no aviso do Ministério da Saúde de Seychelles. Também recebemos uma carta do Ministério da Imigração dizendo que não ia permitir a entrada do time de Serra Leoa na nossa jurisdição", explicou o presidente da federação local de futebol, Elvis Chetty.

Seychelles é só o 182.º colocado no ranking da Fifa, o sexto pior entre os africanos, e não tinha chances práticas de conseguir uma vaga na Copa Africana de Nações. Serra Leoa, que havia vencido o jogo de ida em casa, duas semanas atrás, está garantida na segunda rodada das Eliminatórias, no mesmo grupo de Costa do Marfim, Camarões e República Democrática do Congo.

A delegação de Serra Leoa havia chegado a embarcar para Seychelles, mas foi barrada no aeroporto de Nairóbi, no Quênia, onde autoridades explicaram que o governo de Victoria havia avisado que não receberia o avião tripulado pelos jogadores.

Pontos moeda