Esportes

Psicóloga afirma que contato com a seleção é constante

Redação Folha Vitória

Teresópolis - A psicóloga Regina Brandão esteve presente à Granja Comary, em Teresópolis (RJ), nesta terça-feira, e garantiu que o seu encontro com os jogadores da seleção brasileira estava previsto há algum tempo, antes mesmo do surgimento da polêmica sobre o estado emocional do grupo, que pareceu bastante abalado durante o jogo contra o Chile, no último sábado, em Belo Horizonte, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Ela garantiu que compromissos profissionais a impediram de voltar ao centro de treinamento da seleção antes.

"Na verdade, a visita de hoje (terça) faz parte do nosso planejamento inicial. Eu estava dando aulas na universidade, indo e voltando. Não podia ficar aqui o tempo todo. Também tinha o meu consultório. Agora estou de férias. Como já tínhamos planejado, fico aqui agora e volto semana que vem. A ideia é continuar o trabalho que temos feito, um trabalho que os acompanho no dia a dia", disse, em entrevista à CBF TV.

No último sábado, quando o Brasil se classificou para as quartas de final ao derrotar o Chile por 3 a 2 na disputa de pênaltis, após empate por 1 a 1, no estádio do Mineirão, chamou a atenção o choro de diversos jogadores, casos do capitão Thiago Silva e do goleiro Julio Cesar, antes do início das cobranças.

Depois, na última segunda, durante uma conversa informal com alguns jornalistas, Felipão afirmou que a comissão técnica concluiu que o maior problema do time é a cabeça dos jogadores. E o treinador disse ter claro que se o estado emocional dos atletas for controlado, a seleção jogará um bom futebol.

Nesta terça, então, Regina Brandão se reuniu com os jogadores na Granja Comary. Mas ela destacou que as conversas com eles são constantes, mesmo que não presenciais. "Eu falo constantemente com os jogadores, por WhatsApp, telefone e e-mail. Constantemente eu estou ligada neles, para saber o que está acontecendo, acompanhando como tem sido essas questões psicológicas deles ao longo do tempo", afirmou.

A visita desta terça não foi a primeira de Regina Brandão aos jogadores da seleção. Afinal, no início da preparação da seleção para a Copa, a psicóloga esteve em Teresópolis, conversou com os jogadores e traçou o perfil de cada um deles. Agora, ela voltou para ajudar os jogadores da seleção em um momento de afunilamento do Mundial. E a psicóloga prometeu retornar na semana que vem - isso, claro, se o Brasil eliminar a Colômbia e avançar às semifinais da Copa.

Pontos moeda