Esportes

Platini desiste de concorrer à presidência da Fifa

As eleições presidenciais ocorrem em 2015 e o ex-craque francês, que hoje preside a Uefa, considerava se apresentar para tentar suceder o dirigente suíço

Redação Folha Vitória
Platini desistiu de concorrer à presidência da Fifa Foto: Estadão Conteúdo

Genebra - O ex-jogador Michel Platini anunciou nesta quinta-feira que desistiu de concorrer à presidência da Fifa, deixando o caminho aberto para um novo mandato de Joseph Blatter. As eleições presidenciais ocorrem em 2015 e o ex-craque francês, que hoje preside a Uefa, considerava se apresentar para tentar suceder o dirigente suíço.

Mas, na manhã desta quinta-feira em Mônaco, Platini informou aos demais membros da Uefa e à imprensa de que desistiu da empreitada. "Essa é a minha decisão", declarou Platini, insistindo que vai se concentrar em seu trabalho no comando da entidade europeia.

"Eu sei que alguns de vocês estavam esperando que eu atacasse a Fifa, mas esse não é o meu objetivo aqui", disse Platini. "Obviamente, queremos uma Fifa que funcione melhor, mais transparente, com mais solidariedade e mais respeito por aqueles que amam o futebol".

Blatter já deixou claro que vai concorrer a seu quinto mandato. Em São Paulo, em junho, o suíço conseguiu bloquear uma proposta da Uefa justamente para colocar um limite aos mandatos de cartolas.

No cargo desde 1998, Blatter tem o apoio de grande parte das federações africanas e asiáticas. Platini, ao fazer as contas, chegou à conclusão de que não recolheria apoio suficiente para bater seu rival. Além do suíço, o pleito contará com Jerome Champagne, que anunciou sua candidatura em janeiro.

Com esse anúncio, a tendência é que Platini busque um terceiro mandato de quatro anos na Uefa, que tem sua próxima eleição marcada para março de 2015. Enquanto isso, Blatter não deve encontrar dificuldades para se reeleger e seguir no comando da Fifa, em pleito que está agendado para o dia 29 de maio do próximo ano.

Pontos moeda