Esportes

Defesa preocupa e terá atenção especial no São Paulo

Redação Folha Vitória

São Paulo - A torcida pediu e o São Paulo assumiu: é questão de honra conquistar uma vaga na Copa Libertadores de 2015. E o time tem dois caminhos, pelo Campeonato Brasileiro ou conquistando o título da Copa Sul-Americana, competição mais curta e que terá atenção especial. Mas para não frustrar a torcida como em 2013, arrumar a defesa virou o grande desafio já para o jogo diante do Huachipato, nesta terça-feira.

Diante dos chilenos, no Estádio do Morumbi, a estratégia está traçada: o São Paulo precisa acabar com o jejum de quatro vitórias, sem sofrer gol, já que este é um critério de desempate. São duas missões em uma. Como o ataque são-paulino é poderoso, a ordem é ajeitar o setor defensivo, vazado 11 vezes as últimas quatro rodadas, 33 em 25 rodadas do Brasileirão. Mas tudo terá de ser na base da conversa, já que os atletas têm apenas esta segunda-feira para se preparar para o jogo com os chilenos e o dia será de recuperação física após o jogo com o Fluminense.

Milton Cruz, substituto de Muricy Ramalho, afastado por causa de uma taquicardia, adiantou que conversará com todo o grupo para pedir um pouco mais de colaboração defensiva. A meta é mostrar que o time está vulnerável e vem sofrendo gols não apenas por culpa de seus zagueiros.

"Quando o time faz os gols, é porque a defesa ajuda, então quanto toma... Somos um time, infelizmente tomamos esses gols e temos de corrigir", afirmou o técnico interino. "Vamos procurar melhorar atrás, para o time todo voltar a vencer. Mas não é só a defesa culpada e precisamos valorizá-la porque também nos ajuda muito."

Auro deve ser mantido na lateral-direita, apesar dos espaços deixados em suas costas. Na zaga, Antonio Carlos e Edson Silva reeditam a dupla que não foi bem nos últimos jogos enquanto a dúvida paira na esquerda por causa da lesão no joelho de Álvaro Pereira. Ele passará por exames, mas dificilmente joga.

Michel Bastos, de características mais ofensivas, deve disputar a vaga com Reinaldo. De certo é que Milton Cruz vai segurar mais os volantes para dar um auxílio aos defensores. A Copa Sul-Americana é tratada com carinho pelos dirigentes e todo cuidado é pouco. Ainda mais num time que só não é pior no quesito gols tomados no Brasileirão que Palmeiras (39 gols), Vitória (35) e Figueirense (34).

Pontos moeda