Esportes

São Paulo empata em SC e perde chance de encostar

Redação Folha Vitória

São Paulo - O São Paulo voltou a desperdiçar, nesta quarta-feira, ótima chance de encostar no líder Cruzeiro. Em Chapecó (SC), foi prejudicado pela expulsão correta de Paulo Miranda e teve que se contentar em controlar um empate em 0 a 0 com a Chapecoense na Arena Condá. Nos dois jogos contra o time catarinense, a equipe de Muricy Ramalho deixou de ganhar cinco pontos.

Assim, segue em sete pontos a distância para o Cruzeiro, que empatou em casa com o Palmeiras por essa 30.ª rodada. O São Paulo mantém a vice-liderança, com 53 pontos, mas recebeu a aproximação do Corinthians (52). O Atlético-MG tem 51, o Inter segue com 50, mesma pontuação do Grêmio. O Fluminense encostou na briga, com 48.

Diante do Goiás, segunda-feira, às 20h30, no Morumbi, o São Paulo não vai contar com Kaká, Rafael Toloi e Paulo Miranda, todos suspensos. A Chapecoense, que soma 35 pontos, no 15.º lugar, a quatro pontos da zona de rebaixamento, recebe o Santos no sábado, às 18h30, novamente em Chapecó.

O JOGO - Sem Luis Fabiano, Pato (machucados) e Michel Bastos (suspenso), Muricy Ramalho resolveu arriscar e deu uma oportunidade ao garoto Ewandro, que ele algumas vezes disse ainda não estar pronto para tamanha responsabilidade. A aposta era por jogadas de velocidade, mas o São Paulo mal viu a cor da bola no primeiro tempo.

Apoiada pela sua incansável torcida, a Chapecoense mandou nos primeiros 45 minutos. Com espaço nas costas de Alvaro Pereira, Fabiano chegava facilmente à área tricolor e exigiu trabalho de Rogério Ceni logo aos 6 minutos. O lateral queria o gol e apareceu no meio da área, entre os zagueiros, para completar por cima um cruzamento veio da esquerda, aos 31.

Do outro lado, o São Paulo não acertava nada. Kaká era participativo como de costume, mas errava passes em demasia. Ganso e Alan Kardec mal tocavam na bola. Menos mal, para o time tricolor, que a Chapecoense perdeu as duas melhores chances que criou, no finalzinho do primeiro tempo. Tiago Luis, apareceu pelo lado esquerdo do ataque e chutou cruzado, tirando tinta da trave. Já Fabiano, aproveitando erro de Alvaro Pereira na marcação, saiu na cara de Rogério Ceni. Arrojado, tentou encobrir o goleiro e mandou para longe.

Menos culpado pela ineficiência do ataque tricolor, Ewandro saiu no intervalo, para dar lugar a Osvaldo. O atacante entrou pilhado e incendiou o jogo. Logo com 5 minutos, recebe de Kaká e chutou em cima do goleiro. No rebote, Denilson desperdiçou.

Nem parecia o mesmo São Paulo no segundo tempo. Depois da alteração de Muricy, o time passou a tocar bola com eficiência no ataque e a dominar a partida, com Kaká e Ganso ditando o ritmo. As melhores chances de marcar, porém, caíam nos volantes. Só no segundo tempo Denilson chutou quatro bolas a gol. Souza também teve ótima chance, aos 28, mas seu voleio foi bem travado por Douglas Grolli.

Quando as coisas pareciam melhorar, Paulo Miranda perdeu para Fabinho Alves e foi obrigado a fazer falta na entrada na área, quando era o último homem, sendo expulso por razão. Com o São Paulo em desvantagem numérica, Muricy teve que desfazer a alteração feita pouco antes e sacar Boschilia para entrar Hudson na lateral.

A pressão da Chapecoense se confirmou, mas o São Paulo teve a melhor chance do jogo. Aos 45, Alan Kardec apareceu livre para cabecear na área, mas mandou para fora. Oportunidade que um centroavante do gabarito dele não pode perder.

FICHA TÉCNICA:

CHAPECOENSE 0 X 0 SÃO PAULO

CHAPECOENSE - Danilo; Fabiano, Douglas Grolli, Rafael Lima e Rodrigo Biro; Bruno Silva, Abuda (Fabinho Alves), Diones (Yuri) e Camilo; Tiago Luis (Bruno Rangel) e Leandro. Técnico - Jorginho.

SÃO PAULO - Rogério Ceni; Paulo Miranda, Edson Silva, Rafael Toloi e Alvaro Pereira; Denilson, Souza, Kaká (Boschilia, depois Hudson) e Ganso; Ewandro (Osvaldo) e Alan Kardec. Técnico - Muricy Ramalho.

ÁRBITRO - Wagner do Nascimento Magalhães (RJ).

CARTÕES AMARELOS - Douglas Grolli e Diones (Chapecoense); Souza, Kaká e Rafael Toloi (São Paulo).

CARTÃO VERMELHO - Paulo Miranda (São Paulo)

RENDA - R$ 385.590,00.

PÚBLICO - 15.225 pessoas (total).

LOCAL - Arena Condá, em Chapecó (SC).

Pontos moeda