Esportes

Basquete de Franca lança site para receber doações

Redação Folha Vitória

Franca - Em grave crise financeira e sem o apoio de um patrocinador master, o time de basquete de Franca, um dos mais tradicionais do Brasil, anunciou no início da semana que recorreria a seus fãs para não fechar as portas. E nesta sexta-feira, revelou a plataforma com a qual tentará se manter em atividade: um site de crowdfunding, pelo qual receberá doações de seus torcedores.

"Estamos vivendo um momento decisivo na história do Franca Basquete. Chegamos à hora do popular 'agora ou nunca'. E, para que o maior e mais tradicional clube de basquete do País não encerre suas atividades, precisamos do apoio apaixonado da torcida francana e de todo cidadão", explicou o vice-presidente do clube, Mauro Bassi.

O Franca já expôs as suas dificuldades financeiras, agravadas com a perda do seu patrocinador principal, a Vivo, empresa de telefonia móvel, telefonia fixa, internet banda larga e TV por assinatura, e que gerou uma dívida de cerca de R$ 1 milhão. Por isso, pesquisou alternativas para conseguir renda e chegou à decisão de tentar o crowdfunding, uma espécie de "vaquinha" coletiva através da internet que tem se popularizado.

Os torcedores poderão fazer doações a partir de R$ 10 e haverá até a possibilidade de doar uma quantia fixa por mês. O Franca disse que manterá um display em seu site oficial para informar os fãs da quantia que já foi arrecadada. Além disso, garantiu que esta vaquinha não será a única fonte de renda do clube, que pensa em outras estratégias para conseguir dinheiro e já pediu para sua torcida lotar o Ginásio Pedrocão nas partidas da equipe.

"Paralelo a isso continuaremos com ações e busca de patrocínio para formar e manter um time forte. Além disso, precisamos que a população adquira o plano de sócio-torcedor e compareça aos jogos no Pedrocão. Não queremos ser meramente coadjuvantes nos torneios. Temos compromisso de resgatar o maior e mais tradicional clube de basquete do País e dar sentido, novamente, ao slogan 'a capital do basquete'", disse o presidente do Franca, Paulo Nocera.

O Franca possui dezenas de títulos na sua história, incluindo 11 do Campeonato Paulista, 11 nacionais, seis sul-americanos e quatro pan-americanos. Na temporada passada, o time terminou em oitavo lugar no NBB, o Campeonato Brasileiro Masculino de Basquete.

Apesar das dificuldades financeiras, o Franca começou bem a sua participação na atual edição do NBB e venceu dois dos três jogos que disputou, diante de Brasília e Basquete Cearense, ambos em casa. A equipe paulista perdeu apenas para o Flamengo, no Rio. Na quarta rodada, nesta sexta, duela com o Macaé, novamente fora de casa.

Pontos moeda