Esportes

Boa Esporte vence e afasta Ceará do G4 da Série B

Redação Folha Vitória

Varginha - O Boa Esporte Clube atropelou o Ceará, por 3 a 1, neste sábado à noite, no Estádio do Melão, em Varginha (MG), no encerramento da 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O time mineiro se recuperou da derrota para o Bragantino, por 4 a 2, e aparece agora com 50 pontos, em sétimo lugar. De outro lado, o Ceará acumulou a sua quarta derrota consecutiva e continua empacado nos 50 pontos, agora em oitavo lugar, mais distante do G4.

Este jogo foi marcado por momentos de emoção, porque antes da bola rolar houve um minuto de silêncio em homenagem à morte do lateral-esquerdo Piauí, assassinado na madrugada de sexta-feira na cidade de Floriano, no interior do Piauí. Ele rescindiu contrato com o Boa na quarta-feira para assinar com o Rio Claro, pelo qual disputaria o Paulistão de 2015.

Os jogadores mineiros pareciam determinados a buscar a vitória como homenagem ao ex-companheiro. E contaram ainda com uma ajuda do técnico PC Gusmão, do Ceará, que além de ter alguns desfalques armou ainda um esquema que não deu certo. Escalado com três zagueiros, o Ceará se mostrou desorganizado e passou a ser presa fácil para o Boa.

Esta foi sua segunda derrota no comando do time cearense, porque antes tinha caído em casa diante do Santa Cruz, por 2 a 0. Anteriormente, sob o comando de Sérgio Soares, o Ceará tinha perdido para o Joinville, por 3 a 0, e para o Icasa, por 2 a 1, ambos fora de casa.

Em campo, só deu Boa. O time mineiro abriu o placar aos 11 minutos. Tomas entrou na área sem marcação e bateu cruzado. Nem comemorou em homenagem a Piauí. O segundo gol saiu aos 18 minutos, quando Marinho Donizete arrancou em velocidade pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro. Morato não pegou, mas Clébson tocou de letra para as redes.

Apavorado no banco de reservas, PC Gusmão mudou o esquema tirando um zagueiro - Alex Lima deu lugar ao atacante Bill, aos 24 minutos. Mas nada mudou. O Ceará não chutou uma bola no gol defendido por João Carlos. Após o intervalo, o Ceará voltou com outro atacante: Nikão entrou no lugar do volante Eduardo. Mas o Boa continuou dominando as ações e criando chance em cima de chance, exigindo boas defesas do goleiro Luis Carlos.

O terceiro gol saiu aos seis minutos, quando Diego foi lançado no meio da defesa cearense, driblou o goleiro Luis Carlos e empurrou a bola para as redes. Na comemoração ele se ajoelhou, levantou os braços para o céu e chorou. Depois disso, o Boa poderia ter consumado uma goleada com finalizações de Clébson, Romão e Magrão.

Na base do tudo ou nada o Ceará foi ao ataque. E diminuiu aos 29 minutos com Bill, dando um peixinho e tocando de cabeça após o cruzamento de Assisinho pelo lado esquerdo. Nesta altura, o Boa Esporte já tratava de garantir a vitória.

Pela 34ª rodada, na próxima sexta-feira, às 19h30, o Boa vai sair para enfrentar o América-RN, na Arena das Dunas, em Natal (RN). O Ceará vai atuar no mesmo dia, mas às 21 horas, em Fortaleza, diante do Atlético-GO.

FICHA TÉCNICA:

BOA ESPORTE 3 x 1 CEARÁ

BOA ESPORTE - João Carlos; Tinga, Thiago Carvalho, Lula e Marinho Donizete; Vinícius Hess, William Magrão, Tomas e Clébson (Willian Favone); Diego (Romão) e Morato (Willian Mineiro). Técnico: Nedo Xavier.

CEARÁ - Luis Carlos; Sandro, Anderson e Alex Lima (Bill); Marcos, Leandro Brasília, Éverton, Eduardo (Nikão) e Helder Santos; Magno Alves e Assisinho (Felipe Amorim). Técnico: PC Gusmão.

GOLS - Tomas, aos 11, e Clébson, aos 18 minutos do primeiro tempo. Diego, aos 6, e Bill, aos 29 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Thiago Carvalho (Boa Esporte); Helder Santos e Luis Carlos (Ceará).

ÁRBITRO - Raphael Claus (SP)

RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.

LOCAL - Estádio do Melão, em Varginha (MG).

Pontos moeda