Esportes

Borussia goleia e garante vaga; Arsenal cede empate

Redação Folha Vitória

Dortmund - Se vive um dos piores momentos de sua história recente no Campeonato Alemão, no qual figura na zona de rebaixamento, o Borussia Dortmund atravessa fase bem diferente na Liga dos Campeões da Europa e garantiu vaga nas oitavas de final do torneio. A confirmação veio com duas rodadas de antecedência, nesta terça-feira, após a goleada por 4 a 1 diante do Galatasaray, na Alemanha.

O resultado levou o Dortmund a 12 pontos em quatro rodadas, com 100% de aproveitamento, na liderança do Grupo D, cinco à frente do Arsenal, que não passou de um empate diante do Anderlecht por 3 a 3 após abrir 3 a 0. Os belgas, aliás, estão na terceira posição, com dois pontos, enquanto o Galatasaray é o lanterna, com um.

A quinta rodada do Grupo D está marcada para o próximo dia 26, quando o Borussia Dortmund vai a Londres enfrentar o Arsenal e depende de um empate para garantir a primeira colocação da chave. O time inglês, por sua vez, precisa vencer para não colocar a vaga em risco. Já na Bélgica, Anderlecht e Galatasaray fazem duelo de desesperados.

Nesta terça, o Borussia foi para cima no início e chegou a perder boas chances antes de marcar o primeiro com Marco Reus, que recebeu na área e tocou na saída do goleiro. No início do segundo tempo, a torcida turca arremessou uma bomba em campo e paralisou a partida em alguns minutos, mas no lance seguinte ao reinício de jogo, os donos da casa ampliaram com Sokratis Papastathopoulos.

O Galatasaray, então, decidiu atacar e chegou a diminuir com Balta, aos 24. Mas apenas quatro minutos depois, Immobile aproveitou rápido contra-ataque e dividiu com Muslera para marcar o terceiro. Ainda deu tempo para o quarto aos 39, quando Kaya tentou cortar cruzamento da direita e tocou contra o próprio gol.

ARSENAL CEDE EMPATE - No outro jogo do grupo, o Arsenal cedeu empate de forma inacreditável ao Anderlecht. A equipe inglesa dominou boa parte da partida, abriu 3 a 0, deu a impressão de que ia golear, mas acabou relaxando demais no fim e cedeu a igualdade aos belgas, para decepção da torcida em Londres.

Com um começo avassalador, o Arsenal abriu o placar aos 25 minutos, com o gol de pênalti de Arteta. Apenas quatro minutos depois, Alexis Sánchez aproveitou rebote da falta cobrada por ele próprio para ampliar. Quando Oxlade-Chamberlain fez o terceiro aos 13 do segundo tempo, após vacilo do adversário na saída de bola, a vitória parecia garantida.

Mas o Anderlecht não tinha nada a perder e decidiu atacar. Os belgas foram recompensados aos 16, quando Vanden Borre aproveitou cruzamento e, em posição irregular, diminuiu. Ele mesmo faria o segundo aos 27, de pênalti. O Arsenal, então, se fechou e tentou segurar o adversário, mas foi castigado nos acréscimos, quando Mitrovic recebeu da direita e cabeceou para empatar.

Pontos moeda