Esportes

Megafighters tem quatro finalizações e dois nocautes em sua primeira edição

Evento animou a casa de shows Megatroops, em Vila Velha (ES), com combates de excelente nível técnico. Luís Guilherme “Soldado” Andrade vence a luta principal contra Diego Mendes

Foto: ​Divulgação

A casa de shows Megatroops, em Vila Velha (ES), está acostumada a receber grandes espetáculos. E não foi diferente no último sábado (22/11), quando abriu as portas para o esporte pela primeira vez ao receber o Megafighters. Os lutadores estavam dispostos a levantarem o público que encheu a boate e fizeram um evento de MMA do jeito que os fãs gostam: somente uma luta foi para a decisão dos árbitros laterais. Os fãs de jiu-jitsu se sentiram ainda mais representados com as quatro belas finalizações da noite. Outros dois combates terminaram com nocaute técnico, com destaque para a vitória de Luís Guilherme “Soldado” Andrade sobre Diego Mendes na luta principal.

O show começou pelo ‘announcer secreto’. Escondido do público e com uma voz grave, totalmente fora do habitual em eventos de MMA, o homem que anunciava as lutas chegou a assustar o público quando chamou o primeiro combate da noite: entre os estreantes Rodrigo Marinho e Anderson Longo, pela categoria meio-médio (até 77kg). Apesar de lutar em casa e contar com a ajuda do lutador do UFC Rodrigo Damm e do medalhista olímpico no boxe Yamaguchi Falcão no córner, Marinho sentiu mais o peso da estreia e foi dominado por Longo. O atleta da Art Combat, de Rio das Ostras, conectou bons golpes e conseguiu boas quedas no adversário no primeiro round. O segundo assalto se encaminhava da mesma forma, até que Anderson derrubou Rodrigo e caprichou no ground and pound, deixando o capixaba sem reação e obrigando o árbitro a interromper a luta aos 3 minutos e 27 segundos.

A segunda luta do evento foi outro duelo entre estreantes no MMA: o carioca Michael Mendes contra o capixaba João Paulo Santos, pelo peso pesado (até 120kg). Michael fez valer sua faixa preta de jiu-jitsu e, com um katagatame, finalizou João Paulo com apenas 1 minuto e 22 segundos de luta. Tudo isso observado pelo português Gonçalo Salgado, ex-TUF e segurança de Cristiano Ronaldo, que fraturou o dedo mínimo da mãe direita e poucos dias para o evento e foi substituído por João Paulo.

O único combate que foi para a decisão dos árbitros laterais foi entre os capixabas Hamyrez Oliveira e Elvis Silva, pela categoria galo (até 61kg). A luta foi muito disputada e equilibrada, com chutes altos e várias tentativas de finalização. Hamyrez dominou a maior parte do primeiro round, com Elvis dando o troco no segundo. No terceiro e último assalto, o duelo foi tão lá e cá que ninguém na Megatroops ousava apostar em um vencedor. Deu Hamyrez, por decisão dividida.

A finalização da noite ficou por conta de Paulo “Zé Doido” Machado, no quarto combate do evento, pelo peso combinado de 71,3kg. Com apenas 1 minuto e 17 segundos, o lutador de Itapemirim (ES) fez a luta mais rápida do Megafighters ao aplicar uma guilhotina de almanaque em Max Denner, mineiro radicado em Alagoas. Na comemoração, Paulo fez jus ao apelido e jogou o protetor bucal para a plateia.

A luta seguinte durou apenas 10 segundos a mais. Apesar de também ter aceitado o combate a poucos dias para o evento, substituindo Renan Leal, Jeferson “Minotauro” mostrou estar preparado e não deu chances a Weber “Shrek” Netto, pela categoria peso leve (até 70kg). O lutador de Rio das Ostras mochilou no capixaba e encaixou um belo mata-leão com apenas 1 minuto e 27 segundos de combate.

No co-evento principal do Megafighters, um confronto entre dois atletas rodados em eventos de MMA no Espírito Santo: Diego Pralon e Julio Cesar Chaves, pelo peso pena (até 66kg). O primeiro round foi de muito equilíbrio, com Julio encaixando uma chave de braço e Diego escapando e quase finalizando duas vezes. No round seguinte, Pralon caiu após uma troca de chutes, Julio Cesar foi para cima e acabou surpreendido com um belo triângulo. Julio deu os três tapinhas e o combate foi encerrado com 1 minuto e 42 segundos do segundo round.

Depois de um pequeno show de MC Frank dentro do octógono, Luís Guilherme “Soldado” Andrade e Diego Mendes fizeram a luta principal pela categoria meio-pesado (até 93kg). Estreante no MMA e aceitando o combate em cima da hora no lugar de Johnny Walker, que desistiu do evento, Diego não foi páreo para Luís. Com apenas 1 minuto e 37 segundo, “Soldado” conseguiu um nocaute técnico após quedar o adversário e dar uma saraivada de socos na cabeça. Depois da luta, Michael Mendes subiu no octógono e desafiou Luís Guilherme: “O Diego, meu companheiro de treinos, aceitou a luta em cima da hora e não teve como se preparar. Eu gostaria de te enfrentar numa próxima oportunidade”, disse Michael, sob vaias e gritos de ‘Uh, vai morrer’, da torcida de Luís Guilherme. “Soldado” não fugiu da guerra: “É só marcar quando e onde”, respondeu.

Planos ambiciosos para o futuro

O nível das lutas, o bem sucedido estilo diferenciado e o bom público do evento empolgaram os organizadores do Megafighters. Satisfeito com a primeira edição, o matchmaker Fabricio Gaia revelou seus objetivos para as futuras edições.

“Em 2015, queremos fazer alguns Grand Prix com várias categorias de peso e na edição final um evento somente com lutas valendo cinturão. Ou seja, convidaremos os atletas mais bem ranqueados para se enfrentarem e sabermos quem realmente é o campeão”, declarou Gaia.

Quem também aprovou o Megafighters foi o lutador do UFC Rodrigo Damm, que ressaltou a importância de eventos como esse para os atletas do Espírito Santo.

“Acho que o Espírito Santo deveria ter mais eventos como esse, para divulgar melhor os nossos atletas e o nosso esporte. Com o MMA crescendo por aqui, não precisaremos mais ter que ir para o Rio treinar, como eu faço”, afirmou.

Confira os resultados do Megafighters:

Peso-meio-pesado (até 93kg): Luís Guilherme "Soldado" Andrade venceu Diego Mendes por nocaute técnico (socos na cabeça) a 1m37s do 1ª round
Peso-pena (até 66kg): Diego Pralon venceu Julio César Chaves por finalização (triângulo), a 1m42s do 2º round
Peso-leve (até 70kg): Jeferson "Minotauro" venceu Weber "Shrek" por finalização (mata-leão), a 1m27s do 1º round
Peso-combinado (71,300kg): Paulo “Zé Doido” Machado venceu Max Denner por finalização (guilhotina), a 1m17s do 1º round
Peso-galo (até 61kg): Hamyrez Oliveira venceu Elvis Silva por decisão dividida
Peso-pesado (até 120kg): Michael Mendes venceu João Paulo Santos por finalização (katagatame), a 1m22s do 1º round
Peso-meio-médio (até 77kg): Anderson Longo venceu Rodrigo Marinho por nocaute técnico, aos 3m27s do 2º round

Pontos moeda