Esportes

Campeão de MMA fatura 768.000 reais por luta e acha pouco. Saiba porque!

Em entrevista ao canal Fox Sports, Aldo, ídolo e campeão Brasileiro do peso pena do UFC, disse que praticamente paga para lutar e que ele e demais lutadores deveriam receber mais para lutar

Foto: Divulgação

Em entrevista ao canal “Fox Sports”, José Aldo, ídolo e campeão Brasileiro do peso pena do UFC, disse que praticamente paga para lutar e que ele e demais lutadores deveriam receber mais para lutar. Na mesma entrevista, Aldo se disse muito grato pelo apoio dos fãs. 

Entenda o caso

Aldo recebeu 290.000 de dólares  em sua última luta, aproximadamente 768.000 convertidos em reais. Seu “salário” foi pago da seguinte maneira:
120.000 US - 318.000 reais -  Para lutar ;
120.000 US - 318.000 reais  – Bônus pago por ganhar a luta;
 50.000 US - 132.000 reais  – Bônus pago por luta da noite. Dos aprox. 24 lutadores da noite, somente 4 recebem bônus por sua performance espetacular. 

Do dinheiro recebido, quase a metade é para pagamento de impostos ( 20-27%) e para o pagamento do empresário do atleta ( 20%) . 

Da metade que resta, o lutador tem que pagar: seus treinadores técnicos de boxe, Muay Thai, Jiu-Jitsu,  Wrestling, preparadores físicos, fisioterapeutas , médicos, psicólogos, nutricionistas, assessores de marketing e imprensa, suplementos alimentares, etc, etc, etc. em uma lista quase que sem fim de recursos necessários para se fazer um super atleta. 

Depois de tudo pago,  o que sobra é o que fica para o lutador. 

Vale lembrar que Aldo lutou no máximo 2 vezes por ano desde que entrou para o UFC, ou seja, isso não é um salário mensal.
Outro  detalhe é que a maior parte do valor recebido, não é garantido. 190.000 US recebidos dependem do lutador ganhar a luta e ganhar de bonito ( bônus por vitória e luta da noite). Dos valores recebidos somente 120.000 US são valores contratuais e pagos para o lutador ganhando ou perdendo. 

Se compararmos com a bolsa de 73.600.000 de reais (Setenta e seis milhões de reais) que o lutador de boxe americano, Flyod Maywether recebeu  e que o lutador desconhecido argentino “El Chino” que  recebeu 3.500.000 US ( 3 milhões e meio de reais ) na mesma luta, percebemos que o salário dos campeões do UFC estão muito abaixo do que deveriam.

Para completar sabemos que o grande público tem muito mais interesse por uma Super Luta de MMA do que  por uma luta de boxe.
Ou seja, o dinheiro que um luta de MMA gera (em potencial) é muito maior do que uma luta de boxe.

Pontos moeda