Esportes

Conmebol faz mudança e sorteio define tabela das Eliminatórias da Copa de 2018

Redação Folha Vitória

Punta Del Este, Uruguai - A Conmebol decidiu mudar a tabela das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018, que será na Rússia. Em vez de manter a ordem fixa dos jogos, sistema que adotou nas últimas três disputas, vai fazer um sorteio para definir a composição das rodadas. Ele vai ocorrer no mês de junho deste ano, na sede da entidade, no Paraguai.

Com a adoção do sorteio, a seleção brasileira poderá não estrear fora de casa contra a Colômbia nem encerrar a sua participação jogando diante da torcida contra a Venezuela, como ocorreu nas Eliminatórias para os Mundiais de 2002, realizado no Japão e na Coreia do Sul; de 2006, na Alemanha; e de 2010, na África do Sul. O Brasil não precisou jogar o torneio de qualificação para 2014 por ter sido sede da Copa.

A sugestão da mudança foi feita ainda em 2013 pela Federação Peruana de Futebol. Os peruanos queriam também que as Eliminatórias fossem disputadas apenas em 2016 e 2017, mas a Conmebol rejeitou. "Em 2015 serão disputadas quatro partidas; em 2016, seis partidas; e em 2017, oito partidas’’, informou a entidade por meio de sua conta no Twitter.

Pontos moeda