Esportes

Duelo de goleadores é atração da final entre Corinthians e Botafogo-SP na Copinha

Redação Folha Vitória

São Paulo - Os atacantes Gabriel Vasconcelos, do Corinthians, e Isaac, do Botafogo-SP, dominam as atenções da final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, neste domingo, às 10h50, no estádio do Pacaembu, em São Paulo. A dupla divide a artilharia do maior torneio de base do Brasil, com oito gols cada, e foram os principais responsáveis pelas boas campanhas das suas equipes.

Gabriel Vasconcelos saiu da reserva nos dois primeiros jogos para ser decisivo nas partidas contra São Caetano e Goiás, quando marcou quatro gols. Na semifinal, contra o São Paulo, balançou a rede mais uma vez e, na comemoração, fez gestos provocativos em direção a torcida, imitando o volante Cristian, na semifinal do Campeonato Paulista de 2009.

Preocupada com o assédio ao jogador, a diretoria proibiu o atleta de conceder entrevistas. O temor é que declarações polêmicas de Gabriel Vasconcelos possam tumultuar o ambiente antes da decisão.

Nascido em Porto Velho, em Rondônia, o atacante saiu de casa cedo, aos 13 anos, para morar no Rio e defender o Fluminense. Nas Laranjeiras, ele fez sucesso, chegou à seleção brasileira e foi campeão sul-americano sub-15 em 2011. A trajetória do atacante no Rio, no entanto, acabou em setembro do ano passado, após ele não chegar a um acordo para renovar o seu contrato e acertar a transferência ao Corinthians.

No clube alvinegro, Gabriel Vasconcelos demorou para engrenar. No Campeonato Brasileiro Sub-20, em dezembro passado, no Rio Grande do Sul, por exemplo, atuou poucos minutos. Mesmo assim, foi dele o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro na semifinal.

O bom desempenho na Copa São Paulo deve garantir ao atacante um lugar no time profissional já a partir da próxima semana. O pedido da diretoria é que pelo menos três atletas da base subam para a equipe de Tite por temporada e Gabriel Vasconcelos está na lista. Ambidestro, o atacante não costuma desperdiçar boas oportunidades.

Enquanto o corintiano ainda busca lugar entre os profissionais, Isaac já está no time de cima do Botafogo-SP e foi vice-campeão da Copa Paulista no ano passado. Fã de Ibrahimovic, Ronaldo e Guerrero, o atacante chegou ainda criança ao time tricolor após se destacar em campeonatos de escolinhas de Ribeirão Preto (SP). Agora, ele já desperta interesse de times da Série A do Campeonato Brasileiro - o Atlético Paranaense é um deles.

O Corinthians também está de olho em Isaac. "Monitoramos esse jogador desde o Campeonato Paulista Sub-20 de 2013, quando ele foi um dos destaques do Botafogo. A equipe deles joga muito em função do que o Isaac produz lá na frente", contou o técnico Osmar Loss. Naquele torneio, mesmo jogando com atletas até dois anos mais velho do que ele, Isaac marcou 10 gols e ajudou o clube de Ribeirão Preto a ser vice-campeão. Uma das suas principais qualidades do atacante é o cabeceio.

TRADIÇÃO X SURPRESA - O Corinthians disputa a sua 16.ª final de Copa São Paulo. O clube é o maior vencedor da história do torneio, com oito títulos, e chega embalado pela recente conquista do Campeonato Brasileiro Sub-20, em dezembro, contra o Atlético Paranaense. O time alvinegro também contará com o apoio da sua torcida - os botafoguenses ficarão "confinados" na arquibancada do portão 22.

O Botafogo nunca ganhou a competição e há 32 anos não chegava a uma final. Em 1983, quando o clube foi vice-campeão (perdeu a final para o Atlético Mineiro), o meia Raí estava no time.

O clube alvinegro não contará neste domingo com o meia Matheus Cassini e o atacante Gustavo Tocantins. Ambos levaram o segundo cartão amarelo contra o São Paulo, na semifinal, e estão suspensos. Já o zagueiro Rodrigo Sam volta a ficar à disposição de Osmar Loss depois de cumprir suspensão na quinta-feira. O Botafogo não terão Lineker, capitão da equipe, expulso diante do Palmeiras.

Pontos moeda