Esportes

Santos encara o Linense e espera por novo show de Robinho no Pacaembu

Redação Folha Vitória

Santos - O Santos deve levar grande público ao Pacaembu, neste domingo às 18h30, para o confronto contra o Linense, pela 7.ª rodada do Campeonato Paulista. A expectativa é de que Robinho, depois de render abaixo de sua capacidade em algumas partidas, repita a atuação de domingo passado, na vitória por 3 a 1 diante da Portuguesa, quando marcou dois gols e deu o passe para o terceiro, de Cicinho, além de exibir todo o seu repertório de dribles e firulas.

Para os jogadores mais novos do Santos, Robinho é o exemplo a ser seguido do garoto que teve uma infância de extrema dificuldade e se tornou celebridade, rico e vencedor graças à bola. Robinho de domingo passado levou o torcedor à uma volta no tempo. Para a direção santista, o atacante é motivo de alegria e de preocupação.

Com ele, o time aumenta muito as possibilidades de voltar a ser campeão e de atrair um bom patrocínio master, depois de mais de dois anos jogando com a camisa sem nenhuma marca estampada, mas também a pressão se torna maior pela sua permanência no clube depois do término do empréstimo gratuito do Milan até 30 de junho.

Endividado, o Santos não terá como concorrer nem mercados alternativos se o clube italiano mantiver a determinação de recuperar parte dos 22 milhões pagos ao Manchester City, da Inglaterra, na sua contratação. E se Robinho não ficar o baque será grande.

Enquanto tem Robinho, Enderson Moreira comemora, além de destacar a sua participação na evolução do atacante. "Ele é a nossa principal referência técnica e tem alegria imensa de jogar. Algumas pessoas podem não ter percebido, mas Robinho cresceu em muitos aspectos ultimamente, assumindo compromisso tático e usando inteligência para abrir espaços para os companheiros", disse o treinador.

Robinho atribui ao fato de não ter feito a pré-temporada as dificuldades que enfrentou no ano passado. Como se preparou bem em janeiro, os primeiros resultados começam a aparecer. Contra a Portuguesa, o atacante de 31 anos voltou a dar piques em direção ao gol e a confundir a marcação adversária com movimentação constante.

VALENCIA ESTREIA - Ainda sem poder contar com Caju, uma das últimas revelações da base e novo titular da lateral esquerda desde a saída do chileno Mena para o Cruzeiro, Enderson mantém Victor Ferraz improvisado na posição.

Nos treinos da semana, o técnico fez apenas uma mudança no time em relação ao jogo passado. Sai o jovem Lucas Otávio e entra o experiente colombiano Valencia na função de primeiro volante.

Com a perda de Alison (vai passar por cirurgia no joelho direito e só deve voltar a jogar no fim do ano ou na próxima temporada), Enderson escalou o volante Leandrinho contra o São Bernardo e o garoto Lucas Otávio diante da Portuguesa, no último domingo, enquanto Valencia apurava a forma física e aguardava a sua chance.

LINENSE - Depois de ser prejudicado ocasionalmente pela tabela, porque cumpriu jogo atrasado com o Corinthians no meio de semana e perdeu por 2 a 0, em Lins, o Linense tem uma nova pedreira neste domingo. O objetivo é evitar a derrota e somar ponto na sua luta contra o descenso.

No momento, o time soma apenas seis pontos no Grupo C, estando na classificação geral bem perto da zona de rebaixamento. Por isso, está na hora de acreditar "num milagre" e tentar segurar o Santos fora de casa. "Condições para isso nós temos,

porque são 11 contra 11 e não há vitória ganha antes do jogo terminar", disse o técnico Luciano Quadros.

O técnico não fez mistério e deve mandar a campo o mesmo time que acabou derrotado para o Corinthians. Ídolo da equipe, Gilsinho está confirmado entre os 11. Ele deve jogar mais ofensivamente, fazendo dupla de ataque com Diego. Com isso, Clébson e

William Pottker ficam responsáveis pela armação.

Pontos moeda