Esportes

Reunião arbitral de competições é realizado com sucesso no ES

Dirigentes estiveram representando os clubes Aest, Morelo, Selc, Vila Nova, Rio Branco Atlético Clube, Motivo, Limoeiro, Racing, SEP, Álvares Cabral, AESC, AABB, ICS, Bola na Rede e Cruzeiro

No início deste sábado (25), a Federação Espírito Santense de Futebol de Salão (FESFS) realizou o arbitral de competições para 2015, nas categorias sub 17, sub-20 e adulto, nos naipes masculino de feminino. 

Clubes, dirigentes e treinadores das categorias estiveram no encontro representando os clubes Aest, Morelo, Selc, Vila Nova, Rio Branco Atlético Clube, Motivo, Limoeiro, Racing, SEP, Álvares Cabral, AESC, AABB, ICS, Bola na Rede e Cruzeiro.

Foto: Divulgação

Presente ao arbitral pela primeira vez, Bruno Malias, tetracampeão mundial de futebol de areia, que teve início de carreira no futsal e atualmente é um dos gestores do Rio Branco Atlético Clube na modalidade, gostou do que viu.

"Há uma interatividade muito grande entre as pessoas, que claramente estão querendo melhorar o processo. A Federação também está disposta a dialogar e a todo momento estimula que sejam os clubes a participar ativamente de toda esta construção. Pelo que pude perceber, temos tudo para continuar crescendo com o futsal no Espírito Santo", disse Malias.

O treinador Adail Sampaio, maior detentor de títulos pelo futsal capixaba, também esteve presente no arbitral e sugeriu novos caminhos para a organização das competições.

"De uns três ou  anos pra cá, com a atuação de todos, conseguimos solidificar o adulto. Não existe mais aquele receio se vai ou não ter equipe para disputar competições. Avançamos em questões cruciais também, como o pagamento dos árbitros, por exemplo, que ficavam muito tempo sem receber. Hoje isso não existe mais. Agora precisamos criar mecanismos para que os custos de todos diminuam. Não há um modelo pronto, mas podemos tentar construir algo para que novas equipes sejam atraídas, principalmente fortalecendo a base, promovendo uma continuidade forte no adulto", avaliou.

Na reunião foram traçados alguns planos, como a realização de um próximo encontro, marcado para o dia 16 de maio, já com as equipes definidas para a disputa, para que se discuta o regulamento das competições, padronização da arbitragem e captação de recursos financeiros via FESFS, reduzindo os custos dos clubes.

Pontos moeda