Esportes

Teliana diz ter realizado o seu maior sonho com primeiro título de WTA

Redação Folha Vitória

São Paulo - Teliana Pereira não escondeu a alegria ao desembarcar em São Paulo nesta segunda-feira com o troféu do Torneio de Bogotá a tiracolo. Feliz por ter conquistado seu primeiro título de nível WTA na carreira, a tenista número 1 do Brasil disse ter realizado um sonho no domingo, no saibro colombiano.

"Foi um momento muito especial. Ainda não caiu muito a ficha. Tudo vai ficar mais claro quando eu chegar em casa, guardar as minhas coisas no quarto, ver a minha família e comemorar com eles", afirmou a brasileira, que também comemorou o fim do jejum de títulos do Brasil no circuito feminino - o último troféu foi conquistado há 27 anos.

Em Bogotá, Teliana brilhou desde a estreia, quando eliminou a experiente Francesca Schiavone, campeã de Roland Garros em 2010. Depois emplacou outras boas vitórias, incluindo seu primeiro triunfo sobre uma tenista Top 30 na semifinal.

Apesar da boa sequência de jogos, Teliana prefere conter a empolgação e sabe que ainda tem muito trabalho a ser feito para se equiparar às principais tenistas do mundo. "Vamos com calma. Tive bons resultados. Ganhei de ótimas jogadoras, mas ainda preciso melhorar muito o meu tênis, a tática e o mental."

Na luta para se manter entre as 100 melhores tenistas do mundo, Teliana deu um salto de 49 posições depois de faturar os troféus do Torneio de Bogotá e do ITF de Medellín na semana anterior. Com tranquilidade, a atleta planeja o caminho a ser trilhado por etapas.

"Próximo passo é manter bons resultados nos torneios maiores. Vai ser algo muito importante. Depois seria terminar entre as 70 e depois entre as 50. Vamos com calma, conforme vão andando as coisas e colocando objetivos que você acha que pode alcançar", ponderou.

A atleta, que vem quebrando o jejum brasileiro no tênis feminino, torce para que sua conquista sirva de exemplo para as mais jovens e ajude a modalidade a se desenvolver no País. "O tênis feminino precisa disso. Isso mostra que estamos crescendo e que podem apostar mais, temos boas jogadoras e só temos a crescer e dar muita alegria. As meninas mais novas vão se empolgar e vão ver que também podem jogar em alto nível. Espero que daqui a pouco a gente não tenha só uma jogadora entre as 100, mas várias. Tenho certeza de que esse título vai ajudar muito", festejou.

Teliana deixou a capital paulista no início da tarde para comemorar com a família em Curitiba e descansar antes de embarcar para o Marrocos, onde disputa o qualifying do WTA de Marrakesh. Na sequência, ela disputará dois torneios de nível ITF em Cagnes sur Mer e Saint Gaudens, ambos na França, em sua preparação para Roland Garros.

De olho no Grand Slam francês, o seu favorito, Teliana agora quer manter o embalo na gira de saibro. "Quero jogar bem, melhorando a cada dia e chegar lá, aproveitando o momento, com o meu ritmo de jogo. Tenho que jogar bem nesses torneios no saibro. Na quadra rápida ainda sofro bastante. O principal é continuar trabalhando e melhorando."

Pontos moeda