Esportes

Unidos contra a Ferj, Flamengo e Fluminense revivem rivalidade no Maracanã

Dirigentes de Flamengo e Fluminense têm se encontrado regularmente para estudar mudanças no regulamento do Campeonato Carioca do próximo ano

Redação Folha Vitória
Equipes se enfrentam às 18h30 Foto: Estadão Conteúdo

Rio - Flamengo e Fluminense entrarão no gramado do estádio do Maracanã, no Rio, às 18h30 deste domingo, pela 14.ª rodada do Campeonato Carioca, para reviver a rivalidade de um dos maiores clássicos do futebol brasileiro - mas que parece inexistir fora das quatro linhas nestes primeiros meses do ano. Em litígio com a Federação de Futebol do Rio (Ferj), os dois clubes têm atuado juntos na busca do que chamam "maior autonomia".

Dirigentes de Flamengo e Fluminense têm se encontrado regularmente para estudar mudanças no Campeonato Carioca do próximo ano. Em entrevista recente, o presidente rubro-negro, Eduardo Bandeira de Mello, afirmou que o rompimento com a Ferj é definitivo e que o clube está disputando o Estadual em regime de protesto. Ele e Peter Siemsen, presidente do time tricolor, planejam a criação de uma liga independente para o próximo ano. Se não tiverem sucesso, prometem disputar o Estadual de 2016 com equipes reservas.

O aspecto financeiro está no centro das desavenças. A Ferj tem direito a 10% da renda bruta de todos os jogos do Estadual - o que faz com que, muitas vezes, arrecade mais do que os mandantes das partidas - e é quem negocia os direitos de transmissão do campeonato. Apoiada por Vasco, Botafogo e todos os clubes pequenos, a federação também consegue aprovar medidas que ficam em desacordo ao que está estabelecido em contrato por Flamengo e Fluminense nos jogos disputados no Maracanã.

Assim, sentindo-se isolados no Rio, os dois rivais decidiram se dar as mãos. Mas esse enlace precisará ser desfeito momentaneamente quando a bola rolar para o Fla-Flu deste domingo. Quinto colocado no Campeonato Carioca, o Fluminense precisa vencer o Flamengo se não quiser correr sério risco de ser eliminado ainda na primeira fase da competição. O time rubro-negro, por sua vez, lidera o Estadual e também precisa da vitória para manter esta condição.

As duas equipes tiveram uma semana turbulenta. Nas Laranjeiras, o time tricolor teve que encarar a rebeldia do atacante Walter, que sumiu de dois treinos e que agora está treinando em separado. Já o Flamengo se viu às voltas com a suspensão de dois jogos imposta ao técnico Vanderlei Luxemburgo. O clube chegou a conseguir a liberação do treinador no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), mas ela foi revogada pelo presidente da corte, Caio Rocha, na noite de quinta-feira - o que fez com que o treinador terminasse um discurso na sexta-feira pela manhã colando uma fita adesiva à boca. Ele afirmou que nem sequer irá ao Maracanã para a partida.

Os dois times não tiveram suas escalações confirmadas, mas a tendência no Fluminense é que a equipe seja a mesma dos últimos três jogos. O Flamengo deverá ter como novidade a presença de Paulinho no ataque desde o início do jogo.

Pontos moeda