Esportes

Com gol 'sem querer', Corinthians derrota a Chapecoense no Brasileirão

Redação Folha Vitória

São Paulo - Depois da eliminação nas oitavas de final da Copa Libertadores, a vitória do Corinthians por 1 a 0 sobre a Chapecoense, na noite deste sábado, só valeu pelos três pontos no Campeonato Brasileiro. O bom futebol passou longe de Araraquara, palco do duelo pela segunda rodada da competição.

A partida foi encarada como uma retomada, um recomeço, depois da derrota para o Guaraní, do Paraguai. Pelo que se viu, o técnico Tite terá muito trabalho pela frente. O bom início na competição, duas vitórias por 1 a 0, não pode mascarar os erros da equipe.

Ficou claro que os jogadores ainda não se recuperam das queda na Libertadores. Até mesmo fisicamente. O time cansou no segundo tempo e nem as três alterações feitas por Tite surtiram efeito. As mudanças táticas que o técnico fez também não funcionaram como ele gostaria. Isso ficou claro já no primeiro tempo.

O time mostrou uma mudança de postura. O Corinthians abdicou do controle do jogo e apostou na velocidade. Algo natural e previsível para quem escalou Malcom, pela direita do ataque, e Mendoza, pela esquerda.

Esse esquema deu certo no só início do jogo: o time de Tite criou duas chances de gol e só não abriu o placar antes dos 15 minutos graças à atuação do goleiro Danilo, da Chapecoense. Mas equipe catarinense equilibrou as forças. Encaixou a marcação em Malcom, Apodi colou em Mendoza e Guerrero recebeu forte marcação. Assim, a Chapecoense desacelerou o jogo.

O gol de Fábio Santos, aos 27 minutos, foi obra do acaso e da sorte. Ele chutou de longe, a bola desviou na nuca de Mendoza e enganou Danilo: 1 a 0. Para o lateral-esquerdo, valeu como um recomeço depois da expulsão contra o Guaraní na Libertadores.

O Corinthians caiu de produção quando passou a ter dificuldade de criação, a bola não passava pelo meio de campo: Jadson pouco produzia. Elias também, não chegava na frente e não ajudava na ligação entre meio e ataque. Já Roger, atacante ex-Palmeiras e São Paulo, deu trabalho a dupla de zaga Gil e Edu Dracena, e levou perigo a Cássio.

Tite mudou o time no segundo tempo porque sua equipe repetia os erros da etapa inicial. Ele tirou jogadores que já não estavam produzindo nada e colocou gás novo, tirando Emerson Sheik da penitência que é o banco de reserva.

Sheik, de saída do clube, não jogou nada e ainda conseguiu ser advertido com um cartão amarelo. Sem poder de fogo, a Chapecoense não conseguiu buscar o empate. O Corinthians venceu, ainda sob protestos de sua torcida.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 1 x 0 CHAPECOENSE

CORINTHIANS - Cássio; Edílson, Gil, Edu Dracena e Fábio Santos; Ralf; Malcom (Petros), Elias (Bruno Henrique), Jadson e Mendoza (Emerson); Guerrero. Técnico: Tite

CHAPECOENSE - Danilo; Apodi, Rafael Lima, Vílson e Dener; Elicarlos, Bruno Silva e Gil; Camilo; Ananias e Roger (Bruno Rangel). Técnico: Vinícius Eutrópio

GOL - Fábio Santos, aos 27 minutos do primeiro tempo

ÁRBITRO - Marcelo de Lima Henrique (PE)

CARTÕES AMARELOS - Apodi, Ananias, Bruno Silva (Chapecoense)

RENDA - R$ 500.499,00.

PÚBLICO - 10.144 pagantes.

LOCAL - Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP).

Pontos moeda