Esportes

Por título do Carioca, Vasco 'esquece' vantagem e Botafogo quer surpreender

As torcidas já esgotaram os 56.249 ingressos que foram postos à venda e prometem fazer uma grande festa. Jogo acontece no estádio do Maracanã neste domingo, às 16 horas

Redação Folha Vitória
Torcidas prometem lotar estádio Foto: Estadão Conteúdo

Rio - O Vasco está próximo de voltar a erguer a taça de campeão do Campeonato Carioca após 12 anos sem vencer a competição - a última vez foi em 2003. Com a vantagem obtida na primeira partida de final do Estadual, quando superou o Botafogo por 1 a 0, a equipe cruzmaltina chega como favorita ao estádio do Maracanã neste domingo, às 16 horas, para a disputa da grande decisão.

Para "virar o jogo", o técnico René Simões conduziu treinamentos secretos a semana inteira e quer surpreender. Em seu favor, o Botafogo ostenta a marca de nunca ter perdido uma decisão de Estadual para o rival. As torcidas já esgotaram os 56.249 ingressos que foram postos à venda e prometem fazer uma grande festa.

A equipe de São Januário pode até empatar que, ainda assim, conquista o campeonato - qualquer vitória do Botafogo por um gol de diferença levará a decisão para os pênaltis. Mas o grupo prefere manter a cautela. "Temos que conter essa euforia", afirmou o treinador Doriva. "É preciso manter o equilíbrio. Sem equilíbrio, podemos perder. O nível de concentração precisa estar elevado".

Doriva também fez mistério sobre a escalação que deve adotar. A tendência é que mantenha o time que venceu na primeira partida com uma mudança - o meia Marcinho deve perder a vaga, que é disputada por Rafael Silva e Bernardo. "Vai ser difícil, mas a expectativa é boa", arrematou.

O Botafogo também tem dúvidas no meio de campo. Gegê, Tomas e Diego Jardel disputam uma vaga, mas René Simões guarda a escalação como um trunfo. "Empatamos uma vez e perdemos outra (contra o Vasco no Campeonato Carioca). Se fizermos igual, teremos, no máximo, a garantia de empatar ou perder. Para vencer temos que fazer algo de diferente", disse.

É certo que o Botafogo não vai poder contar com dois de seus principais jogadores. O goleiro Jefferson não se recuperou de uma cirurgia no joelho direito e o atacante Jobson não recebeu autorização da Fifa para atuar. A entidade suspendeu o jogador por quatro anos após denúncia de doping e não respondeu positivamente aos recursos do atleta.

Pontos moeda