Esportes

Torcedor do Boca responsável por ataque se diz arrependido: 'Estou desesperado'

Redação Folha Vitória

Buenos Aires - Adrián Napolitano amanheceu nesta terça-feira com seu rosto estampado em todos os identificado como responsável pelo ataque aos jogadores do River Plate no clássico da última quinta-feira, em La Bombonera, que, após julgamento da Conmebol, culminou na eliminação do time amarelo e azul da Libertadores.

Somente nesta terça, a identidade do "Panadero" ("Padeiro", em português) foi revelada, após análise de imagens da transmissão do canal Fox Sports na Argentina. Foi Adrián Napolitano, auxiliado por diversos cúmplices, o responsável pelo disparo do gás de pimenta no túnel por onde saiam os jogadores do River Plate, que interrompeu o clássico no intervalo e, posteriormente, causou seu cancelamento.

Assustado com a repercussão do caso, o torcedor falou pela primeira vez nesta tarde. "A verdade é que fiz sem me dar conta. Não pensei que teria câmeras. Foi o que eu disse, jamais imaginei que chegaria a tudo isso. Há 25 anos vou ao campo e nunca tive problema. Tenho família, conheço todo mundo, sabem como sou, que gosto da festa na arquibancada. Não pensei que fosse chegar onde chegou, jamais imaginei", disse, em áudio divulgado pelo canal TyC Sports.

No vídeo analisado pela Justiça, se observa claramente Adrián, com um casaco amarelo e gorro azul, andando pela tribuna inferior norte e se aproximando do túnel inflável. Após estender a sua mão através do alambrado, ele lança um líquido de coloração laranja.

"Isto fugiu das minhas mãos. Sou um trabalhador, me levanto todos os dias às 4 horas da manhã para trabalhar, nunca conheci uma delegacia. Estou assustado. Não sei o que fazer nem como reagir. Não tive a intenção de fazer o que fiz, quando me dei conta queria morrer. A verdade é que o mundo caiu em cima de mim. Imagina como está minha família... Estou desesperado", se defendeu o torcedor.

Diante do incidente, a Conmebol expulsou o Boca Juniors da Libertadores e declarou o River como vencedor da série de oitavas de final. Além disso, determinou que o time amarelo e azul jogue os próximos quatro duelos como mandante com os portões fechados em torneios internacionais e outros quatro como visitante sem a presença da sua torcida. Além disso, multou o clube em US$ 200 mil (aproximadamente R$ 600 mil). O Boca já recorreu da punição.

Pontos moeda