Esportes

Astro paralímpico, Alan Fonteles volta ao esporte e vai ao Parapan

Redação Folha Vitória

São Paulo - O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou nesta terça-feira a convocação do Brasil para os Jogos Parapan-Americanos de Toronto (Canadá) com a presença de Alan Fonteles. O bicampeão paralímpico não defende o Brasil desde que bateu o recorde mundial dos 200m na classe T43, em julho de 2013, durante o Mundial de Lyon (França).

Na ocasião, baixou consideravelmente o recorde que era de Oscar Pistorius, para 20s66. Como comparativo, o índice necessário para ir ao Mundial de Atletismo de Pequim (China) é 20s50. Meses antes, Fonteles, que corre com próteses a partir do joelho nas duas pernas, já havia batido o recorde mundial nos 100m.

Depois da competição de Lyon, entretanto, o brasileiro passou a faltar a treinos, ganhou peso e chegou a ser afastado pelo CPB, perdendo patrocinadores. Só neste ano ele voltou a participar de uma prova, vencendo os 100m no Open Paralímpico Internacional em São Paulo, em abril. Ficou bem abaixo do recorde mundial, mas se garantiu no Parapan.

Aos 36 anos, o nadador Clodoaldo Silva também foi convocado para defender o Brasil em Toronto. A equipe de natação conta com atletas de renome como Daniel Dias, que ganhou 11 medalhas de ouro em Guadalajara, há quatro anos.

O Parapan de Toronto vai de 7 a 15 de agosto, com a inclusão do rúgbi masculino e do vôlei sentado feminino, além do retorno do futebol de 7 masculino, para atletas com paralisia cerebral. O Brasil será representado por 272 atletas, sendo 175 homens e 95 mulheres.

Pontos moeda