Esportes

Bellucci dá azar em sorteio e terá de encarar Nadal na estreia em Wimbledon

Para Bellucci, o único consolo é o de que Nadal enfrenta má fase e vem em queda no circuito profissional. Mesmo assim, o brasileiro não deixará de jogar como grande azarão novamente

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Londres - O sorteio da chave masculina de Wimbledon foi realizado nesta sexta-feira e reservou um desafio muito duro para Thomaz Bellucci já em sua estreia no Grand Slam que começa na próxima segunda. O tenista número 1 do Brasil e atual 41º do mundo terá de estrear contra o espanhol Rafael Nadal, duas vezes campeão na grama de Londres e hoje 10º colocado do ranking da ATP.

Essa será a quinta vez que Bellucci encara Nadal, sendo que em 2012 os dois também mediram forças na estreia de Wimbledon. Naquela ocasião, o brasileiro até iniciou bem ao abrir 4/0 logo de cara, mas depois não conseguiu manter o bom nível de jogo e acabou superado por 3 sets a 0. Já outros dois confrontos entre eles ocorreram em Roland Garros, em 2008 e 2010, e o espanhol também ganhou em sets diretos, assim como aconteceu no último embate entre os dois, no Rio Open deste ano.

Para Bellucci, o único consolo é o de que Nadal enfrenta má fase e vem em queda no circuito profissional. Mesmo assim, o brasileiro não deixará de jogar como grande azarão novamente. E quem levar a melhor nesta partida terá pela frente na segunda rodada o vencedor do confronto entre o taiwanês Yen-Hsun Lu e o alemão Dustin Brown, que já surpreendeu Nadal uma vez em quadra de grama, no Torneio de Halle do ano passado.

Nadal, por sua vez, tem uma chave complicada em Londres. O primeiro cabeça de chave em seu provável caminho é o sérvio Viktor Troicki, 22º cabeça de chave, possível rival na terceira rodada. Já nas oitavas ele pode encarar o seu compatriota David Ferrer, oitavo pré-classificado, que estreia contra o britânico James Ward.

Nas quartas de final, por sua vez, o britânico Andy Murray aparece como principal candidato a adversário do espanhol em um possível confronto. Terceiro cabeça de chave e campeão de Wimbledon em 2013, o tenista escocês irá estrear contra o casaque Mikhail Kukushkin e já vislumbra um provável duelo com o francês Jo-Wilfried Tsonga ou contra o croata Ivo Karlovic nas oitavas de final.

DJOKOVIC - Líder do ranking mundial e atual campeão de Wimbledon, Novak Djokovic iniciará a defesa do seu título em um duelo diante do veterano alemão Philipp Kohlschreiber, 33º tenista da ATP, que já conseguiu vencer o sérvio uma vez, em 2009, mas que foi superado em outras seis ocasiões pelo adversário.

E o segundo adversário de Djokovic sairá da partida entre o também experiente australiano Lleyton Hewitt, que faz sua despedida de Wimbledon, e o finlandês Jarkko Nieminen. Já o australiano Bernard Tomic, 27º cabeça de chave, aparece como provável rival do número 1 do mundo na terceira rodada, enquanto o sul-africano Kevin Anderson e o argentino Leonardo Mayer, respectivos 14º e 24º pré-classificados, são possíveis oponentes do sérvio nas oitavas de final.

A primeira grande pedreira, porém, deverá vir nas quartas de final para Djokovic. Nesta fase ele pode ter pela frente o japonês Kei Nishikori, quinto cabeça de chave, ou até mesmo o croata Marin Cilic, nono na lista de favoritos. Especialista no saque, o que conta muito em quadras de grama, o norte-americano John Isner é outro possível adversário do líder do ranking nas quartas.

WAWRINKA - Do mesmo lado da chave de Djokovic está Stan Wawrinka, quarto cabeça de chave, que foi campeão de Roland Garros neste mês superando o sérvio na final em Paris. O suíço, que estreia contra o português João Sousa, poderia reencontrar o número 1 do mundo nas semifinais em Londres. Antes disso, o jogador que hoje vem consagrando seu excepcional golpe de esquerda vislumbra um possível confronto com Milos Raonic, sétimo cabeça de chave, nas quartas de final. O canadense fará a sua estreia no All England Club contra o espanhol Daniel Gimeno-Traver.

FEIJÃO - Pela primeira vez disputando a chave principal de Wimbledon, João Souza, o Feijão, irá estrear contra o colombiano Santiago Giraldo, hoje o 60º colocado da ATP. Atual 79º tenista do mundo, o brasileiro pegará Nishikori ou o italiano Simone Bolelli na segunda rodada se conseguir passar pelo adversário sul-americano na primeira fase.

FEDERER - Sete vezes vencedor de Wimbledon e atual vice-campeão do mais tradicional torneio de tênis do mundo, Roger Federer irá estrear contra o bósnio Damir Dzumhur e vislumbra como primeiro rival um pouco mais perigoso o espanhol Feliciano López nas oitavas de final. Já um provável adversário nas quartas de final é o checo Tomas Berdych, que fará a sua estreia diante do francês Jeremy Chardy.

Franco favorito em mais uma estreia no torneio onde fez história, Federer, atual vice-líder do ranking, irá reencontrar Dzumhur depois de ter arrasado o adversário recentemente na terceira rodada de Roland Garros. Já o seu adversário na segunda fase de Wimbledon será o ganhador da partida entre o norte-americano Sam Querrey e o holandês Igor Sijsling.

Pontos moeda